Conclave escolhe novo papa; BC decide taxa de juros

Ler resumo da notícia
Cardeais de todo o mundo se reúnem na quarta-feira, a partir das 11h30 (no horário de Brasília) no Vaticano, para definir quem será o próximo líder da Igreja Católica. A expectativa de especialistas é de que a escolha seja feita em até três dias. O conclave pode ter várias votações e só termina quando um candidato tiver a maioria de dois terços dos votos dos cardeais.
No Brasil, a expectativa é pela divulgação de índices econômicos em uma semana em que o Comitê de Política Monetária do Banco Central define o novo patamar da taxa de juros, na quarta-feira, e o IBGE divulga a inflação do mês de abril, na sexta. O presidente do BC, Gabriel Galípolo, disse na semana passada que será necessário um novo aumento dos juros, mas deve ser menor do que o último, que foi de um ponto percentual.
Os Estados Unidos também definem a taxa de juros nesta semana sob pressão do presidente Donald Trump para uma redução. Na última sexta-feira, Trump voltou a pedir em suas redes sociais que o Fed reduza a taxa, dizendo que o preço da gasolina é o "menor em anos" e que o dos alimentos também caiu.
No cenário político, a oposição segue na tentativa de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as fraudes no INSS. Na última quarta-feira, líderes do PL protocolaram um requerimento para a criação de uma CPI. A instalação da comissão, no entanto, terá que esperar ou ser considerada urgente, pois existem 12 pedidos na frente e o Regimento Interno da Câmara dos Deputados estabelece que só podem funcionar cinco comissões simultaneamente.
O presidente Lula viaja para a Rússia e depois para a China. Ainda não está confirmado, mas ele poderá ter um encontro com o presidente Vladimir Putin na quinta-feira, em Moscou.
No Esporte, a Liga dos Campeões da Europa realiza as partidas de volta das semifinais Internazionale x Barcelona e PSG x Arsenal. Veja outros destaques:
SEGUNDA, 5
- Início dos preparativos para o conclave que vai eleger o novo papa da Igreja Católica com o juramento dos oficiais e funcionários, no Vaticano.
TERÇA, 6
- Professores e servidores municipais da cidade de São Paulo protestam contra o PL416 que será votado na Câmara Municipal e prevê 2,6% de reajuste para a categoria.
- Começa no STF o julgamento de militares acusados de tentar golpe de Estado.
- Na Câmara, instalação da comissão especial do Imposto de Renda, que vai debater a isenção para quem ganha até R$ 5 mil.
- A Champions League realiza mais uma partida das semifinais entre Internazionale e Barcelona.
- Pela Libertadores da América jogam: Alianza Lima x São Paulo; Carabobo x Botafogo e Fortaleza x Colo-Colo.
- Pela Copa Sul-Americana: Vitória x Defensa y Justicia e Corinthians x América de Cali.
QUARTA, 7
- Começa no Vaticano o conclave que definirá o novo papa.
- Comitê de Política Monetária do Banco Central define novo patamar da taxa de juros básica do Brasil.
- Banco Central dos Estados Unidos divulga novo patamar dos juros.
- Em Brasília, manifestantes realizam protesto pela anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado.
- Presidente Lula viaja para Moscou, na Rússia.
- Champions League realiza a outra partida das semifinais entre PSG x Arsenal.
- Pela Libertadores jogam: Bahia x Nacional-URU; Central Córdoba x Flamengo e Cerro Porteño x Palmeiras.
- Pela Copa Sul-Americana: Academia Puerto Cabello x Vasco; Atlético Grau x Grêmio; Mushuc Runa x Cruzeiro.
QUINTA, 8
- Durante a viagem de Lula a Moscou há a expectativa de um encontro com o presidente Vladimir Putin, ainda não confirmado.
- Pela Libertadores jogam Atlético Nacional x Internacional.
- Pela Copa Sul-Americana: Deportes Iquique x Atlético-MG e GV San Jose x Fluminense.
SEXTA, 9
- IBGE divulga inflação ao consumidor do mês de abril.
- Começa no plenário virtual do STF o julgamento de Carla Zambelli por invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça.
- Presidente Lula acompanha, na Rússia, celebrações do 80º aniversário do Dia da Vitória, em Moscou.
SÁBADO, 10
- Lula deixa a Rússia e viaja para a China.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.