Em meio a pressão dos EUA, STF retoma julgamento das redes sociais
Ler resumo da notícia

O plenário do Supremo Tribunal Federal retoma nesta semana o julgamento que discute a possibilidade de as plataformas digitais serem responsabilizadas por conteúdos publicados por usuários. A análise está suspensa desde dezembro do ano passado porque o ministro André Mendonça pediu vista dos autos. A iniciativa ocorre na semana seguinte aos EUA ameaçarem suspender a concessão de vistos a autoridades estrangeiras envolvidas no que o governo Trump chama de "censura" a empresas americanas, redes sociais incluídas.
Na quinta-feira, está previsto o depoimento de Jair Bolsonaro no inquérito sobre a atuação do seu filho Eduardo por atuação nos Estados Unidos contra ministros do Supremo. A PGR pediu para o ex-presidente ser ouvido porque ele tem dito em entrevistas que estaria bancando a estadia do filho no exterior e, para o procurador-geral, o ex-presidente seria o principal beneficiado pelas ações de Eduardo.
Ainda em Brasília, o Congresso Nacional recebe, de terça a quinta, a 11ª edição do Fórum Parlamentar do Brics. Até o momento, 15 países já confirmaram presença no evento, que deve reunir cerca de 150 parlamentares com o objetivo de debater o papel das casas legislativas no fortalecimento do diálogo entre os países que compõem o bloco.
No cenário econômico, o Banco Central lança na quarta-feira o Pix Automático. A nova função vai facilitar pagamentos recorrentes a empresas, porque permite o agendamento de despesas periódicas. E também termina o prazo para os ministérios indicarem à equipe econômica do governo as despesas bloqueadas e contingenciadas no âmbito do corte do Orçamento anunciado há duas semanas.
No esporte, o técnico Carlo Ancelotti faz sua estreia com a seleção brasileira na quinta-feira em partida contra o Equador, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Veja outros destaques da semana:
SEGUNDA, 2
- STF ouve depoimento de senador Rogério Marinho na ação penal sobre golpe e também deve liberar a íntegra dos vídeos dos depoimentos já realizados.
- Sorteios dos confrontos das Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil.
TERÇA, 3
- Início do Fórum Parlamentar do Brics, que vai até quinta-feira no Congresso Nacional, em Brasília.
QUARTA, 4
- STF retoma julgamento da ação que discute o Marco Civil da internet e pode responsabilizar as plataformas digitais pelo conteúdo postado pelos usuários.
- Banco Central do Brasil lança o Pix Automático em coletiva de imprensa. A nova função vai facilitar pagamentos recorrentes a empresas, porque permite o agendamento de despesas periódicas.
QUINTA, 5
- Jair Bolsonaro depõe na Polícia Federal no inquérito aberto contra seu filho, o senador licenciado Eduardo Bolsonaro, acusado de agir nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.
- Lula participa, em Paris, de cerimônia na Academia Francesa.
- Convenção PSDB/Podemos para oficializar a fusão dos partidos, em Brasília.
- A seleção brasileira de futebol enfrenta o Equador pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Também jogam: Paraguai contra Uruguai e Chile contra Argentina.
SEXTA, 6
- Lula participa da sessão de encerramento do Fórum Empresarial Brasil - França, em Paris.
- Prazo final para os ministérios indicarem à equipe econômica do governo as despesas bloqueadas e contingenciadas no âmbito do corte do Orçamento anunciado há duas semanas.
- Pelas eliminatórias Sul-Americanas jogam Colômbia contra Peru e Venezuela contra Bolívia.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.