Apreensão com ataque dos EUA ao Irã domina o cenário internacional

Ler resumo da notícia
A semana começa com o mundo em tensão depois que os Estados Unidos bombardearam o Irã, no sábado, e entraram na guerra de Israel contra o país.
O Irã voltou a atacar Israel hoje com o lançamento de 20 mísseis. Ontem, o país solicitou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança (CS) da ONU e afirmou que a ofensiva dos EUA é uma "violação manifesta e flagrante do direito internacional". O CS anunciou uma reunião de urgência para hoje.
Os EUA atingiram três importantes instalações nucleares nesta manhã (noite de ontem no Brasil), o que levou a agência Internacional de Energia Atômica a também convocar uma reunião de emergência para amanhã, na sede do órgão da ONU em Viena. A Agência alertou que um eventual ataque ao reator de Bushehr, cidade portuária ao sul de Teerã, causaria uma "catástrofe nuclear".
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, declarou neste domingo que "diplomacia não é mais uma opção" e anunciou que embarcaria hoje mesmo para Moscou para ter "conversas sérias" com o presidente Vladimir Putin. A Rússia condenou "veementemente" a ofensiva dos EUA e chamou a ação de "irresponsável" e de "grave violação do direito internacional".
A China também "condenou firmemente" os ataques e pediu a Israel um cessar-fogo; a ONU declarou que a ofensiva americana é uma "escalada perigosa". Ministros das Relações Exteriores da União Europeia debaterão a situação nesta segunda-feira.
No Brasil, o STF realiza na terça-feira acareações entre Mauro Cid e Braga Netto; e Anderson Torres e Freire Gomes no âmbito do processo que investiga a tentativa de golpe de Estado após a eleição de Lula, em 2022. As acareações foram solicitadas pelas defesas de Anderson Torres e de Braga Netto na fase de diligências adicionais.
No Legislativo a semana só começa na quarta-feira por conta do feriado de São João, e está prevista, no Senado, a votação do projeto que abre novas vagas para deputados. No mesmo dia, o Banco Central divulga ata da última reunião do Copom, que elevou mais uma vez a taxa de juros básica do país na semana passada, com indicativos de como o comitê deverá agir na próxima reunião.
No Esporte, o Mundial de Clubes tem a última rodada da fase de grupos e realiza, no fim de semana, as partidas das oitavas de final. Veja outros destaques da semana:
SEGUNDA, 23
- A Receita Federal divulga contemplados no 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2025.
- Partidas do Mundial de Clubes:
16h - Seattle Sounders x PSG
16h - Atlético de Madrid x Botafogo
22h - Inter Miami x Palmeiras
22h - Porto x Al Ahly
TERÇA, 24
- A Câmara e o Senado não terão sessões por conta do feriado de São João.
- STF faz acareações entre Mauro Cid e Braga Netto e entre Anderson Torres e Freire Gomes no âmbito do processo que investiga a tentativa de golpe de Estado após a eleição de Lula, em 2022.
- Banco Central divulga ata da última reunião do Copom, que elevou mais uma vez a taxa de juros básica do país. O documento deve dar indicativos de como o comitê deverá agir na próxima reunião.
- Partidas do Mundial de Clubes:
16h - Benfica x Bayern de Munique
16h - Auckland City x Boca Juniors
22h - Los Angeles FC x Flamengo
22h - Espérance x Chelsea
QUARTA, 25
- STF retoma o julgamento do Marco Civil da Internet com voto do ministro Fachin.
- Senado deve votar o projeto que abre novas vagas para deputados.
- IBGE divulga IPCA-15, a prévia da inflação para o mês de junho.
- Partidas do Mundial de Clubes:
16h - Mamelodi Sundowns x Fluminense
16h - Borussia Dortmund x Ulsan
22h - Internazionale x River Plate
22h - Urawa Red Diamonds x Monterrey
QUINTA, 26
- Partidas do Mundial de Clubes:
16h - Juventus x Manchester City
16h - Wydad Casablanca x Al Ain
22h - Red Bull Salzburg x Real Madrid
22h - Al Hilal x Pachuca
SEXTA, 27
- IBGE divulga Censo Demográfico 2022: Fecundidade e migração.
- IBGE divulga taxa de desemprego do Brasil no mês de maio.
- Ministério do Trabalho divulga dados sobre vagas de emprego no mês de maio.
SÁBADO, 28
- Mundial de Clubes da Fifa inicia as oitavas de final com jogos às 13h -(1º Grupo A x 2º Grupo B) e às 17h (1º Grupo C x 2º Grupo D).
DOMINGO, 29
- Manifestação convocada por Jair Bolsonaro na avenida Paulista, em São Paulo..
- Pelo Mundial de Fórmula 1, os pilotos disputam o Grande Prêmio da Áustria.
- Mundial de Clubes da Fifa realiza segunda rodada das oitavas de final com jogos às 13h (1º Grupo B x 2º Grupo A) e às 17h (1º Grupo D x 2º Grupo C).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.