Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

PT elege presidente em meio a crise e debate sobre os rumos do partido

O PT realiza hoje eleições para escolher o novo presidente, em meio a um debate sobre o reposicionamento do partido e depois de oito anos de gestão de Gleisi Hoffmann. O candidato do presidente Lula, o ex-ministro Edinho Silva, é favorito. O resultado da eleição deve sair amanhã.

Também nesta segunda, os principais chefes de Estado dos países do Brics - grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã - estarão no Rio de Janeiro para os dois últimos dias da reunião de cúpula do bloco. Segundo reportagem da Folha de São Paulo, em declaração final da reunião, o Brics irá condenar os recentes ataques contra o Irã, mas sem mencionar nem Israel nem Estados Unidos, os países responsáveis pelos ataques.

Em Brasília, a expectativa da semana é pela movimentação no plenário da Câmara na queda de braço que o Legislativo trava com o Executivo depois que o governo acionou o STF contra a derrubada do decreto do IOF. Os deputados ameaçam colocar em pauta, na quarta-feira, o projeto que pede anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.

Antes disso, na terça, a Justiça argentina julga o pedido de extradição de cinco brasileiros condenados pelo STF pelos atos antidemocráticos. Eles fugiram para o país vizinho e pediram refúgio. A audiência vai decidir se eles irão receber asilo ou serão extraditados.

No cenário internacional, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda. Na semana passada, Trump disse que um cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza estaria "próximo" e poderia ser concluído "na próxima semana".

Ainda nesta semana, o IBGE divulga inflação ao consumidor no mês de junho, e deve sair o laudo da morte de Juliana Marins, a turista brasileira que morreu após cair durante a escalada de um vulcão na Indonésia. A família de Juliana solicitou nova autópsia porque o laudo emitido no local não precisou o momento em que ela morreu.

Finalmente, no esporte, na terça e na quarta ocorrem as partidas da semifinal do Mundial de Clubes entre Fluminense e Chelsea e PSG e Real Madrid. A partida da final é no próximo domingo. Veja outros destaques:

SEGUNDA, 7

  • Benjamin Netanyahu se reúne com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
  • Líderes dos países do Brics participam de reunião da cúpula no Rio de Janeiro.
  • Sai resultado de eleição para presidente do PT. O partido escolhe o novo líder após oito anos de gestão de Gleisi Hoffmann.
Continua após a publicidade

TERÇA, 8

  • Justiça argentina julga o pedido de extradição de cinco brasileiros condenados pelo Supremo Tribunal Federal pelos atos de 8 de janeiro e que pediram asilo no país vizinho.
  • Lula recebe primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
  • Primeiro jogo da semifinal do Mundial de Clubes, 16h (horário de Brasília) entre Fluminense e Chelsea.

QUARTA, 9

  • Plenário da Câmara dos Deputados pode votar o projeto de revisão dos benefícios fiscais. Existe expectativa também de apresentação do novo texto da anistia.
  • Lula recebe presidente da Indonésia.
  • Comissão de Constituição e Justiça da Câmara vota PEC da Segurança.
  • Segunda partida da semifinal do Mundial de Clubes, às 16h (horário de Brasília) entre PSG x Real Madrid.

QUINTA, 10

  • IBGE divulga inflação ao consumidor no mês de junho.
  • Lula recebe presidente da África do Sul.
Continua após a publicidade

SEXTA, 11

  • IBGE divulga Censo Demográfico 2022 - Unidades de Conservação: Principais características das pessoas residentes e dos domicílios, por recortes territoriais e grupos populacionais específicos.

DOMINGO, 13

  • Às 16h - Final do Mundial de Clubes.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.