Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Encontro de Tarcísio com o Novo é aliança de governadores contra Lula

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se encontrou ontem pela primeira vez com o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro.

Uma conversa inicial em que Ribeiro contou um pouco da seu partido, falou dos planos do para as próximas eleições e se colocou à disposição do governador paulista.

É assim que começam os namoros.

Tarcísio diz a aliados que continua focado na reeleição em São Paulo e que não vai admitir agora nenhum plano presidencial.

Expoente do Novo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que já não pode se reeleger, almeja ser candidato à Presidência da República.

Ainda é cedo para falar em chapas para 2026. Mas já dá para ver as movimentações em curso.

Operadores experientes da política dizem que os governadores de direita que se destacam como possíveis sucessores de Jair Bolsonaro sabem que não podem brigar entre si.

Além de Tarcísio e Zema, ainda estão nessa lista Ratinho Junior, do Paraná, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ronaldo Caiado de Goiás.

Para vencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, todos precisam se unir em torno de uma candidatura única. Hoje a preferida do empresariado e do setor financeiro é a de Tarcísio.

Continua após a publicidade

Na semana passada, Lula esteve com o senador Rodrigo Pacheco (PSD), seu potencial candidato ao governo de Minas Gerais. Pacheco não aceitou um ministério, mas vota Lula em 2026 e deixará o PSD se for necessário.

Caso não decida concorrer a reeleição, Tarcísio também vai precisar de um palanque forte em Minas Gerais.

Diz a lenda da política que quem vence em Minas Gerais vence a eleição presidencial.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.