Diretor da ANP vai a evento em NY apoiado por refinaria devedora de ICMS
Ler resumo da notícia

Um diretor da ANP (Agência Nacional de Petróleo) vai participar de um evento em Nova York na semana que vem patrocinado pela Refit - Refinaria de Petróleo de Manguinhos, um dos maiores devedores de ICMS do país.
Daniel Maia Vieira, diretor da ANP, solicitou e recebeu aval da agência para viajar aos Estados Unidos para comparecer ao fórum Veja Insights, que acontece no dia 13 de maio, no luxuoso hotel St. Regis.
É atribuição da ANP fiscalizar o setor de petróleo. Procurado pelo UOL, Maia disse que não vê conflito de interesses e que vai viajar a Nova York após um convite da revista Veja.
De acordo com a ANP, "todas as despesas de deslocamento (passagens aéreas) e custos para alimentação e hospedagem (diárias nos termos da legislação federal) serão custeadas direta e exclusivamente pela ANP, conforme publicações no Diário Oficial da União".
No período de afastamento, o diretor "vai participar também do GRI Brazil Infra Summit 2025, também a convite da organização do evento, e, igualmente, com as despesas custeadas pela ANP".
Segundo noticiou a coluna, o evento patrocinado pela Refit contará com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro.
Estava prevista a presença também do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mas ele cancelou sua participação
Conforme dados públicos que constam da dívida ativa, a Refit é o segundo maior devedor do estado do Rio de Janeiro, com um débito de R$ 10,8 bilhões em março deste ano, e o maior devedor do estado de São Paulo, com uma dívida de R$ 8,3 bilhões em abril deste ano.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.