Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ministro do TCU elogia em evento empresário que deve bilhões em impostos

O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Aroldo Cedraz elogiou publicamente o empresário Ricardo Magro, que deve bilhões em impostos aos Estados brasileiros.

A fala ocorreu durante o fórum "Brazil Insights", um debate sobre perspectivas para o Brasil que aconteceu ontem em Nova York, organizado pela Revista Veja e patrocinado pela Refit (Refinadora de Petróleo de Manguinhos).

"Aqui homenageio um dos organizadores desse evento na pessoa do doutor Ricardo Magro, que sei que é do setor privado", disse Cedraz. "Vejo aqui também representantes do grupo JBS, enfim, empresas brasileiras que podem dar contribuições para que o Brasil possa ser um país mais seguro e mais justo", completou, fazendo referência também ao conglomerado do setor de alimentos dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

A Refit, que pertence ao empresário Ricardo Magro, é uma das maiores devedoras de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) do Brasil. Só com o Estado do Rio de Janeiro, o débito é de R$ 10,8 bilhões. Com São Paulo, a dívida chega a outros R$ 8,3 bilhões.

O papel do TCU é fiscalizar a administração pública brasileira, controlando a aplicação dos recursos federais. O tribunal, no entanto, não cuida da cobrança de dívidas estaduais.

Procurado, Cedraz disse, em mensagem à coluna, que "acolheu com satisfação" o convite da Veja para "participar de tão significativo evento sobre o Brasil ao lado de presenças expressivas de todos os setores da economia e dos Poderes da República". "Como de praxe e até por costumeiro respeito ao próximo e educação social, cumprimentei sem maiores distinções aos empresários presentes, governadores, senadores, deputados, publishers e jornalistas. Não sei onde posso ter pecado, pois não tenho o dom do pré-julgamento! Se deixei de fazer alguma referência naquele momento de improviso peço desculpas", escreveu.

A Refit não comenta o assunto.

O vídeo com a fala do ministro está disponível nos canais de Veja sobre o evento, mas a revista não autorizou o UOL a publicá-lo.

Conforme noticiou a coluna, o fórum "Brazil Insights" contou com a presença, na abertura, do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso. Questionado sobre o patrocínio da Refit, Barroso respondeu que havia atendido um convite de Veja.

Continua após a publicidade

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, também esteve no evento. O estado foi, inclusive, um dos apoiadores do fórum. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, havia confirmado presença, mas desistiu de participar.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.