Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Castro força vice-governador para fora do xadrez eleitoral do Rio em 2026

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), fez uma manobra para tirar seu vice, Thiago Pampolha (MDB), da corrida eleitoral do Rio de Janeiro em 2026.

Castro anunciou nesta segunda-feira (19) a nomeação de Pampolha para uma vaga no Tribunal de Contas (TCE) do Rio. O posto é bem remunerado, mas afasta Pampolha da vida política.

Segundo apurou a coluna, o vice-governador vinha sendo muito pressionado a aceitar o cargo no TCE.

Pampolha, que já se desentendeu publicamente com Castro, tinha pretensões de tentar o governo do estado.

Caciques do MDB confirmaram à coluna que dariam legenda para que ele concorresse. Visto como centrista, sua candidatura poderia ter apoio de parte do PL, de Jair Bolsonaro, para compor a chapa.

A ideia era repetir a experiência feita com Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo. Pampolha também teria a vantagem de ser jovem e evangélico.

Experientes operadores políticos dizem, no entanto, que ele só teria chances contra o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), se tivesse a "máquina estadual na mão".

Paes deve sair candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2026 com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Castro teria que renunciar para se candidatar ao Senado, abrindo espaço para que o vice assumisse o comando do Estado.

Continua após a publicidade

O governador disse a interlocutores que não renunciaria se o candidato da direita ao governo do estado fosse Pampolha. Ele prefere o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacelar (União).

Na visão do grupo do governador, Bacelar tem mais condições de articular o centro e a direita em torno dele, ganhando votos no interior e na Baixada Fluminense, onde Paes teria dificuldades.

Em nota, o governo do estado do Rio informou que a mensagem de Castro, "que indica o vice-governador Thiago Pampolha para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), já foi enviada à Alerj e publicada em edição extra do Diário Oficial do Legislativo. A indicação agora segue para análise dos deputados e ainda será votada no plenário da Alerj".

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Uma versão anterior deste texto citava incorretamente a baixada santista no lugar da baixada fluminense. A informação foi corrigida.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.