Nikolas não vê apelo em IOF para vídeo, oposição consegue apoio empresarial
Ler resumo da notícia

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) está reavaliando se vale a pena fazer um vídeo sobre o pacote do IOF para desgastar a imagem do governo.
Segundo apurou a coluna, o diagnóstico do deputado é que o IOF não é um tema tão popular quanto a crise do Pix ou o escândalo do INSS.
"As pessoas não entendem o que é o IOF, que custa caro para elas e, quando entendem, acham que rico tem é que pagar mais imposto mesmo quando compra no exterior no cartão de crédito", disse um interlocutor do deputado.
"Por isso, a estratégia está sendo reavaliada. Quando o Nikolas entra com um vídeo é para rachar o governo", completa.
Os vídeos anteriores do deputado mineiro sobre o Pix e o INSS tiveram milhares de visualizações e custaram pontos importantes na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Havia um temor dentro do governo que Nikolas fizesse um novo vídeo sobre o IOF.
Se não repercute tão mal entre a população, o aumento do IOF, no entanto, tem forte apelo negativo junto ao empresariado e ao setor financeiro. E isso fez com que a oposição mudasse de estratégia.
A força dos lobbies empresariais em Brasília levou os partidos de oposição a buscar a derrubada do decreto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dentro do Congresso.
Nesta terça-feira, o deputado coronel Zucco buscava o apoio da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA). Mais tarde, Zucco tem reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta.
A ideia é construir um único projeto de decreto legislativo (PDL), que derrube os aumentos de IOF promovidos por Haddad. Nikolas tenta ser apontado como relator do PDL.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.