Topo

Reinaldo Azevedo

Espancando a língua: os burros de Regina vão morrer afogados ou sobreviver?

Post de Regina Duarte no Instagram, 21/01/2020. - reprodução do Instagram
Post de Regina Duarte no Instagram, 21/01/2020. Imagem: reprodução do Instagram

Colunista do UOL

22/01/2020 08h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Inculta & Bela, a tal língua portuguesa, tudo indica, não receberá da nova secretária ficante da Cultura, Regina Duarte, um tratamento mais cordato do que vem recebendo de Sergio Moro ou de Abraham Weintraub.

Depois de um encontro com Bolsonaro, a senhora de 72 anos publicou a imagem de uma bailarina com um gatinho e um ratinho, acompanhada do seguinte texto:
"Aceitei, afinal , período de noivado. Eu tinha outra saída? Então... Uhúúú ...!!! , né?

As relações precisam passar pelo "noivado " pra corrermos menos riscos de "não dar com os burro n'agua". Concorda? To de corpo e alma com esse governo, vcs já sabem, apaixonada como sempre pelo meu país, louca pra contribuir com a produção da alegria e felicidade geral ... me entrego ao que Deus e o Destino reservam pra mim, muito grata pela confiança de todos."

Abstenho-me de fazer considerações sobre a, digamos, maturidade do texto.

Noto que a encantada senhora certamente tentou escrever "menos riscos de DAR com os burro n'agua", uma vez que "menos riscos de NÃO DAR", como ela escreveu, corresponderia a aumentar o risco de os burros morrerem afogados, concordam? E olhe que deixo de lado "os burro", atribuindo a ausência de plural à coloquialidade.

Bem, temos de convir: se há coisa que não se vê nessa turma é burro malsucedido.