Topo

Reinaldo Azevedo

Bolsonaro chuta ciência e Mandetta e abre uma guerra contra os governadores

Bolsonaro faz o pronunciamento mais absurdamente boçal desde que assumiu a Presidência da República. Nunca se viu nada parecido - Fotos: Charly Triballeau/Reuters; ANI
Bolsonaro faz o pronunciamento mais absurdamente boçal desde que assumiu a Presidência da República. Nunca se viu nada parecido Imagem: Fotos: Charly Triballeau/Reuters; ANI

Colunista do UOL

25/03/2020 08h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça à noite, o mais espantoso discurso, na forma de pronunciamento oficial, desde que assumiu a Presidência da República. O absurdo de sua fala se revela em dois níveis: 1) suas afirmações não têm nenhum embasamento científico ou técnico e se opõem frontalmente à política empreendida por Luiz Mandetta, seu ministro da Saúde; 2) sua pregação o distancia da quase totalidade do Congresso, vai na contramão do que afirmou, no mesmo dia, à tropa o comandante do Exército, Edson Leal Pujol, e faz dele o único chefe de Estado do planeta a recomendar que a população saia à rua de peito aberto, inalando o vírus de frente. Um absoluto despropósito.

Bolsonaro, por incrível que pareça, elogiou o trabalho do ministro da Saúde: "O doutor Henrique Mandetta vem desempenhando um excelente trabalho de esclarecimento e preparação do SUS para atendimento de possíveis vítimas." Uma correção necessária antes que avance: já temos dezenas de mortos, não "possíveis vítimas".

Lembro, a propósito, o que afirmou o ministro na entrevista coletiva do dia 18:
"Claramente, em final de abril, nosso sistema entra em colapso. O que é um colapso? (...) O colapso é quando você pode ter o dinheiro, você pode ter o plano de saúde, você pode ter a ordem judicial, mas simplesmente não há o sistema para você entrar. É o que está vivenciando a Itália, um dos países do Primeiro Mundo atualmente. Não tem onde entrar. [Para] Evitar esse colapso, eventualmente, pode ser necessário segurar a movimentação para ver se consegue diminuir a transmissão."

No pronunciamento desta terça, o presidente recomendou o contrário:
"Devemos, sim, voltar à normalidade. Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, como proibição de transporte, fechamento de comércio e confinamento em massa (...). O que se passa no mundo tem mostrado que o grupo de risco é o das pessoas acima dos 60 anos. Então, por que fechar escolas? Raros são os casos fatais de pessoas sãs, com menos de 40 anos de idade. 90% de nós não teremos qualquer manifestação caso se contamine."

Há aí uma soma de despropósitos. De fato, os idosos formam o grupo mais vulnerável, mas é mentirosa a afirmação de que há uma espécie de imunidade generalizada abaixo dessa idade. No dia 22, a cúpula do Ministério da Saúde, com Mandetta presente, concedeu uma entrevista coletiva. E um representante do Pasta passou esta informação:
"A média de idade [dos pacientes] é de 42 anos. A gente está com 50% abaixo de 40 anos, o que justifica parte da fala do ministro, que a gente tem um perfil de pacientes ainda muito jovens que estão sendo diagnosticados com essa nova doença".

Para lembrar: o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, desenvolveu a Covid-19. Tem 42 anos. O avião que trouxe Bolsonaro de sua viagem a Miami despejou 23 contaminados em solo pátrio. Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação, tem 44 anos; Filipe Martins, assessor para assuntos internacionais, 31; o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), 38; o publicitário Sérgio Lima, 41; a advogada Karina Kufa, 38; Samy Lieberman, braço-direito de Wajngartenm está na casa dos 40. E há outros certamente abaixo dos 50.

A idade dos contaminados de Bolsonaro desmente Bolsonaro. O perfil dos doentes de que dispõe o Ministério da Saúde também.

Sim, é verdade. Crianças, jovens e, a rigor, qualquer um podem ser portadores assintomáticos da doença. Mas isso só evidencia a necessidade, nessa fase da evolução da pandemia entre nós, do isolamento social. Justamente porque pode ser muito difícil saber quem porta o vírus, o mundo inteiro fez essa escolha para tentar achatar a curva das contaminações. Segundo estudo publicado pela revista Science, com base em dados colhidos na província de Wuhan, na China, 86% das infecções não são diagnosticadas, e 79% das transmissões se dão a partir de pessoas assintomáticas.

A irresponsabilidade de Bolsonaro não tem paralelo na história do Brasil. Hoje ele se reúne virtualmente com governadores do Sudeste. Fez um pronunciamento para anunciar o confronto com João Doria e Wilson Witzel. Ele está interessado em travar uma guerra política, não em combater o vírus.