Topo

Reinaldo Azevedo

Coluna na Folha: O Mito da Caserna

Montagem/Reprodução
Imagem: Montagem/Reprodução

Colunista do UOL

10/04/2020 08h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Leiam trecho:
*
O ministro Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, citou o Mito da Caverna no seu Dia do Fico Mais ou Menos (7). Platão é biscoito fino demais para a patuscada em curso. Se a gente quer chegar ao mundo inteligível, precisa pensar o desastre a que está nos conduzindo o Mito da Caserna. Não é um jogo de palavras, mas um erro de caminho. A correção, se vier, será feita a um custo imenso.

"Tenho certeza de que a grande maioria dos brasileiros quer voltar a trabalhar. Essa sempre foi minha orientação a todos os ministros, observadas as normas do Ministério da Saúde." É trecho do pronunciamento desta quarta do presidente Jair Bolsonaro. Uma coisa (voltar ao trabalho) exclui a outra ('normas' do ministério). É esperteza rasa.

É só um modo de tentar se distanciar da montanha de cadáveres. Aproveitou a fala para desfraldar a bandeira da cloroquina e assumir a paternidade das medidas compensatórias em curso. Nem horizonte nem direção. Nos estados, os leitos de UTI vão se apinhando, e a Covid-19 ainda mal visitou os pobres. Não obstante, os governadores são fustigados por milícias verdadeiramente criminosas nas redes sociais.
(...)
Íntegra aqui