Topo

Reinaldo Azevedo

Fernando Mendes: "Manifestação inaceitável atenta contra a Constituição"

Fernando Mendes, que presidente a Ajufe. Entidades de juízes federais cobra respeito à democracia e união contra coronavírus - Foto: Luís Nova/Esp. CB/D.A Press
Fernando Mendes, que presidente a Ajufe. Entidades de juízes federais cobra respeito à democracia e união contra coronavírus Imagem: Foto: Luís Nova/Esp. CB/D.A Press

Colunista do UOL

20/04/2020 05h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Telefonei ontem para Fernando Mendes, presidente da Associação dos Juiz Federais do Brasil (Ajufe) para saber se ficara sabendo da pregação golpista do presidente Jair Bolsonaro às portas do QG do Exército.

Mendes me disse que em breve seria divulgada uma nota assinada pela Ajufe e por outras entidades -- que vocês leem abaixo --, mas ele não se furtou a emitir também a sua opinião pessoal:
"A manifestação do presidente da República neste domingo foi inaceitável. Atenta claramente contra a Constituição".

Segue a nota da Ajufe e demais entidades:
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e as demais associações abaixo-assinadas, representativas da Magistratura Federal Brasileira, destacam especial atenção para a gravidade do momento pelo qual passa o Brasil em razão da pandemia Covid-19.

Assim, pedem que as autoridades públicas se unam em torno do bem maior que é a preservação da paz em nossa sociedade, evitando polêmicas desnecessárias que possam gerar sérias crises institucionais.

A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho, da livre iniciativa e o pluralismo político.

O respeito à democracia, à independência dos Poderes e à Constituição Federal é o único caminho para o desenvolvimento de uma sociedade livre, justa e solidária.

Juízes e Juízas federais não admitirão qualquer retrocesso institucional ou o rompimento da ordem democrática.

Brasília, 19 de abril de 2020

AJUFE - Associação dos Juízes Federais do Brasil
AJUFER - Associação dos Juízes Federais da Primeira Região
AJUFESP - Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul
AJUFERJES - Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo
AJUFEMG - Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais
AJUFERGS - Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul