Topo

Reinaldo Azevedo

Minha coluna na Folha: "Chega de autoengano! O governo Bolsonaro funciona"

Ala do cemitério de Vila Formosa, em SP, que recebe por mortos de Covid-19. A única coisa produtiva no governo Bolsonaro é a nacropolítica - Lalo de Almeida/Folhapress
Ala do cemitério de Vila Formosa, em SP, que recebe por mortos de Covid-19. A única coisa produtiva no governo Bolsonaro é a nacropolítica Imagem: Lalo de Almeida/Folhapress

Colunista do UOL

14/08/2020 07h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Salim Mattar e Paulo Uebel, membros até esta terça-feira (11) da ala dita liberal daquele ajuntamento que toma Brasília, resolveram deixar suas respectivas secretarias. E, então, se falou em crise do governo Bolsonaro. Será mesmo? De qual governo?
(...)
A verdade é que o governo Bolsonaro, à diferença do que dizem por aí, funciona e cumpre suas promessas. A Amazônia arde, e os investidores fogem. A Cultura tem a gramática do tal Mário Frias. A Educação está entregue a um defensor de castigos físicos para infantes, depois de ter sido ocupada por um lunático e por um analfabeto agressivo. O Itamaraty transformou a política externa na cloaca do mundo. Na Justiça, brilha um híbrido de Beria latino-americano com pastor de periferia. Na Saúde, um general tenta esconder, com sua feição opaca e seu corpanzil de burocrata do antigo Partido Comunista Búlgaro, a montanha de quase 106 mil mortos.
(...)

É claro que liberais de verdade não tentam emprestar luzes a reacionários com ou sem coturno. Nem em nome do mal menor."E os que lá restaram, Reinaldo?" Não são liberais nem os que saíram nem os que ficaram. O liberalismo tem, sim, os seus pecados. Toda vez, no entanto, em que um dito liberal estiver servindo ao obscurantismo em nome das luzes, desconfie. Trata-se apenas de um obscurantista com uma lanterna na mão.
Íntegra aqui