Topo

Reinaldo Azevedo

Mandetta e Gilmar Mendes reagem a postagem racista da deputada Bia Kicis

Colunista do UOL

28/09/2020 17h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reagiu à montagem que a deputada Bia Kicis (PSL-DF) publicou nas redes sociais na tarde deste domingo, 27, com os rostos do ex-ministro Sérgio Moro (Justiça) e Mandetta (Saúde) pintados de negro, sugerindo que ambos poderão buscar vagas de emprego na rede Magazine Luiza, em referência ao programa de trainee apenas para negros anunciado pela empresa.

Procurado pelo Estadão, Mandetta declarou, por meio de mensagem: "Racista nauseabunda. Chula. Pequena. Inútil. Abjeta. RACISTA!!!!!". Depois, por telefone, afirmou que lamenta profundamente ver um parlamentar se prestar a esse tipo de provocação.(...)

Nesta tarde, sem citar o nome de Bia Kicis, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes foi ao Twitter para criticar manifestações de racismo. "O preconceito racial é uma das maiores chagas da nossa tradição colonial. Qualquer iniciativa - seja do Estado ou da iniciativa privada - que vise a reparar a história de segregação da população negra deve ser louvada, jamais achincalhada. Racismo é crime e fomentá-lo também", escreveu Gilmar.(...)

Leia íntegra no Estadão.