PUBLICIDADE
Topo

Governo quer turismo em áreas indígenas; entidades veem riscos à saúde

Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. No UOL, Reinaldo trata principalmente de política; envereda, quando necessário - e frequentemente é necessário -, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Colunista do UOL

29/09/2020 14h01

Nos planos de combate à Covid-19 em aldeias enviado ao ministro Luís Roberto Barroso, do STF, o governo federal incluiu o que foi visto como "jabuti" por lideranças indígenas: a exploração do etnoturismo em suas terras.

A Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) pediu a exclusão do item, disse que o assunto não tem qualquer relação com a contenção da pandemia e que, aliás, fere as recomendações sanitárias. Em nova versão, o governo disse que era um projeto para o pós-pandemia.

A Fiocruz e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva também disseram não ver sentido em discutir etnoturismo no atual contexto e ressaltaram, como a Apib, que a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho afirma que qualquer atividade turística em terras indígenas deve ser decidida pelas comunidades.(...)

Leia íntegra na Folha.