Topo

Reinaldo Azevedo

Coluna na Folha: Medo da cadeia faz Bolsonaro escolher Kassio, e isso é bom

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

09/10/2020 07h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por que Jair Bolsonaro indicou Kassio Marques —para todos os efeitos, um garantista— para o Supremo? Porque, sendo inculto, não é burro e é capaz de aprender com a experiência, inclusive aquela que o levou à Presidência, fagocitando o juiz-celebridade dos tolos, que havia engaiolado seu adversário por meio de uma condenação sem prova, referendada pelos parças do TRF-4.

O "Mito" percebeu que, tudo o mais constante, seu destino inexorável é a cadeia. "Está acusando o presidente de ter cometido algum crime, Reinaldo? Seja claro!" Não neste artigo. Já o fiz dezenas de vezes. No dia 29 de março de 2019, diga-se, antes de ele concluir o terceiro mês de mandato, apontei aqui ao menos quatro crimes de responsabilidade então consumados. Na minha conta, já são 19.

O objeto deste artigo é outro. Mesmo que Bolsonaro fosse inocente como as flores, o encontro com o xilindró está em seu destino porque essa é a metafísica influente. E isso vale para qualquer governante. Este país manteve encarcerado um ex-presidente da República condenado sem prova e contra o que dispõem o artigo 283 do Código de Processo Penal e o inciso LVII do artigo 5º, cláusula pétrea da Constituição.
(...)
Íntegra aqui