Topo

Reinaldo Azevedo

Associações de juízes federais exaltam independência e competência de Bonat

Luiz Bonat, que assumiu a 13ª Vara Federal de Curitiba. Associações destacam a sua independência. Não foi a imprensa a duvidar e a especular a respeto - Reprodução
Luiz Bonat, que assumiu a 13ª Vara Federal de Curitiba. Associações destacam a sua independência. Não foi a imprensa a duvidar e a especular a respeto Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

13/10/2020 22h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação de Juízes Federais do Paraná (Apajufe) divulgaram uma nota conjunta em que que defendem o mecanismo de seleção que resultou na escolha do juiz Luiz Antonio Bonat para ocupar a 13ª Vara Federal de Curitiba.

As duas associações também exaltam o trabalho do juiz e seus méritos profissionais.

E eu pararia por aqui, reproduzindo a íntegra da nota sem comentários adicionais, não fossem duas questões:
1: as associações afirmam que o juiz não manteve contato com os procuradores no período que antecedeu a sua escolha;
2: Ajufe e Apajufe dizem que o material publicado não merece credibilidade.

Aí, não!

Mas a contestação ficará para outro post. Este, afinal, é o espaço em que as duas defendem um associado. E creio que têm o direito de fazê-lo. Não podem é brigar com os fatos. Mas fica para depois.

Segue a nota na íntegra.
*
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) repudiam qualquer insinuação que atente contra a autonomia da magistratura e independência dos poderes.

As entidades esclarecem que o Juiz Federal Luiz Antonio Bonat foi removido para a atuar na 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba em razão de concurso de remoção interna de juiz federal (Concurso número 01/2019) promovido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região de acordo com critérios objetivos e conforme todos os trâmites legais e administrativos exigidos.

Tratou-se de opção pessoal do magistrado, que já trabalhou em outras varas criminais, não tendo sofrido qualquer tipo de pressão ou influência de nenhuma autoridade pública, muito menos de membros da Força Tarefa da operação Lava-Jato, com os quais o magistrado não teve qualquer contato no período anterior à sua remoção para a 13ª Vara Federal

A Ajufe e a Apajufe ressaltam o trabalho exemplar que o magistrado vem desenvolvendo na 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, como o fez em toda sua carreira. Apenas em 2019, primeiro ano de atuação, foram 1390 despachos e decisões, 23 sentenças e 92 audiências (com 351 pessoas ouvidas). Mesmo em meio à pandemia, Dr. Bonat foi responsável em 2020 por 853 despachos e decisões, 37 sentenças e 38 audiências (com 150 pessoas ouvidas).

É importante apontar ainda que as matérias recentemente divulgadas foram produzidas com base em supostas mensagens que teriam sido ilegalmente fornecidas por hackers, que atualmente estão sendo processados criminalmente em razão de crimes semelhantes, cujo conteúdo, além de não merecer credibilidade, não macula o trabalho do magistrado, a isenção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região ou dos Juízes Federais.

Brasília, 13 de outubro de 2020_

ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES FEDERAIS DO BRASIL - AJUFE

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS JUÍZES FEDERAIS - APAJUFE