Topo

Reinaldo Azevedo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pazuello alerta sobre maior índice de contaminação da nova cepa do covid-19

Colunista do UOL

25/02/2021 19h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reuniu nesta quinta-feira, 25, representantes de secretarias de saúde de Estados e municípios para alertar sobre uma fase mais grave da pandemia, com aumento de casos e internações por todo o País. "Na nossa visão estamos enfrentando a nova etapa dessa pandemia. Tem hoje o vírus mutado. Ele nos dá 3 vezes mais a contaminação", disse Pazuello, sem citar a fonte que detalha o cálculo do poder de contágio da nova cepa do Sars-CoV-2.

O general já afirmou em mais de uma ocasião que a variante identificada em Manaus é três vezes mais contagiosa, mas este dado não é confirmado em notas técnicas do ministério. "No momento, não há evidências cienficas para determinar a mudança na infectidade ou patogenicidade da variante de atenção P.1 no Brasil, seu impacto no diagnósco laboratorial ou eficácia da vacina, sendo necessárias invesgações mais detalhadas", diz nota técnica assinada no dia 23 pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Laurício Monteiro Cruz. (...) Leia íntegra no Estadão.