Topo

Reinaldo Azevedo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Procurador afirma à Justiça que USP atesta eficácia do kit-Covid; é mentira

Colunista do UOL

26/02/2021 13h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Ministério Público Federal disse à Justiça que o kit-Covid teve sua eficácia recentemente comprovada por um estudo da Universidade de São Paulo. A afirmação foi feita pelo procurador de República Kelston Pinheiro Lages em um processo por meio do qual ele quer obrigar o Estado do Piauí e a Prefeitura de Teresina a disponibilizarem a hidroxicloroquina e a azitromicina e suas unidades de saúde. O uso desses medicamentos é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.O procurador não anexou nenhum estudo no processo. Para comprovar sua argumentação, reproduziu um post publicado em rede social por um internauta. (...)

A USP nega ter comprovado a eficácia desses medicamentos para o tratamento do coronavírus. Em nota publicada na página da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, disse que o seu estudo avaliou o uso de um outro medicamento, a colchicina, mas não os citados. "O estudo foi divulgado com informações equivocadas nas redes sociais", afirma a universidade. (...) Leia íntegra na Folha.