Topo

Reinaldo Azevedo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Toffoli dá 5 dias para Bolsonaro explicar postagem sobre repasses a estados

Colunista do UOL

05/03/2021 18h35Atualizada em 05/03/2021 19h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, abriu prazo de cinco dias para que a União explique a postagem feita pela conta de Jair Bolsonaro, em 28 de fevereiro, sobre os repasses federais aos Estados. Como se sabe, Bahia e Maranhão recorreram ao STF contra a publicação, pois ela cria "instabilidade no equilíbrio federativo". No dia seguinte, 19 governadores rebateram o dado apresentado pelo governo federal, pois constam nele repasses obrigatórios.

"Fake news, tradução livre de "notícias falsas", é um termo utilizado para retratar a publicação deliberada de desinformações, mentiras ou boatos, seja em via impressa, na televisão, no rádio, nas mídias sociais e na internet em geral. Em todos os casos, a intenção é levar o leitor incauto a erro e criar a roupagem de veracidade sobre fato falso", cita a petição dos dois Estados. (...) leia íntegra n'O Globo.