Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Pesquisa 3: Maioria que conhece embate Lula-Campos Neto apoia o presidente

Você está entre aqueles que acham que Lula chutou a Santa ou comprou briga com o Senhor do Universo quando criticou a taxa de juros e o comportamento de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central?. Bem, não é essa a percepção da maioria, embora eu já tenha escrito aqui que o presidente deve evitar transformar o outro em herói "duzmércáduz".

Segundo a Quaest, 34% ficaram sabendo dos embates; dizem não ter tomado conhecimento 64%. Entre os que conhecem o entrevero, 66% dizem concordar com Lula; 23% discordam. Entre os que votaram no petista, 77% endossam suas palavras, contra 16%. A adesão é mais baixa entre eleitores de Bolsonaro, mas expressiva: 51% contra 36%.

Ainda que se tenha tentado jogar sobre os ombros de Lula todo a responsabilidade pela valorização do dólar, em razão do confronto com o BC, só 34% acreditam nisso, contra 53% que acham que não é assim.

E o Brasil é mais do que a economia, certo? Sim, ainda é a preocupação principal para a maioria: 21%. Mas está em queda. Há um ano, eram 31%. A violência vem a seguir, com 19% — no ano passado, 12%. Em terceiro lugar, a questão social.

O governo demonstrar que está atento à questão da segurança pública — demonstrar e efetivamente estar — é quase tão importante como zelar pela economia. Tornou-se um debate central do país e é um dos temas recorrentes da extrema-direita, com suas respostas simples e erradas para problemas difíceis.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes