Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aliado de Bolsonaro sofre nova condenação por dossiê contra antifascistas

Douglas Garcia  - Carine Wallauer/UOL
Douglas Garcia Imagem: Carine Wallauer/UOL

Colunista do UOL

09/02/2021 09h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Justiça de São Paulo condenou o deputado estadual Douglas Garcia (PTB), um dos principais aliados da família Bolsonaro em São Paulo, a pagar uma indenização de R$ 20 mil ao técnico de informática A.H.F.,citado no dossiê elaborado contra pessoas que se declaram antifascistas.

A listagem tem o nome de cerca de mil pessoas, com fotos, endereços e telefones. Há na relação dois jornalistas, seis radialistas e pelo menos 70 professores.

No ano passado, Garcia, que chamou essas pessoas de "terroristas", já havia sido condenado a pagar a mesma quantia como indenização por danos morais a uma mulher que também teve seus dados particulares inseridos no dossiê.

No documento, entre as 'provas' de ligação com o terrorismo estão um livro (a biografia do guerrilheiro comunista Carlos Marighella, escrita pelo jornalista Mário Magalhães), uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro em 2018, camisetas com a imagem do ex-presidente Lula e a suástica nazista, com um x vermelho demonstrando rejeição.

Na ação aberta contra o deputado estadual, A.H.F. afirma que o verdadeiro intuito desta lista foi o de fomentar a perseguição política contra pessoas que participaram de manifestações contrárias ao governo de Jair Bolsonaro.

"O método para esta perseguição certamente é o uso de ameaça e coação moral, tentando acuá-las através do pavor e do medo de que sua integridade física e de suas famílias esteja comprometida."

Garcia não apresentou defesa, mas já declarou à Justiça em outros processos que não participou da elaboração e da divulgação do dossiê, embora tenha admitido que o encaminhou para autoridades. Em suas redes sociais, no entanto, escreveu ter recebido pelo menos 1.000 perfis com dados e fotos dos criminosos (antifas)".

O parlamentar chegou a dizer, inclusive, que o documento foi entregue pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, para a Embaixada dos Estados Unidos. A embaixada afirmou à coluna não ter registro de recebimento do dossiê. Eduardo Bolsonaro negou ter dado encaminhamento à listagem.

A coluna procurou Garcia a fim de que ele comentasse a nova condenação, mas ainda não obteve resposta.

Cabe recurso à decisão.

Antifascista é a pessoa contrária ao fascismo, sistema político totalitário, ultranacionalista, caracterizado pela concentração do poder nas mãos de um único líder, pelo uso da violência e pelo controle dos meios de comunicação de massa. Benito Mussolini, da Itália, é o fascista mais conhecido. Na 2ª Guerra Mundial, Mussolini apoiou a Alemanha de Adolf Hitler.