Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

SBT paga indenização a telespectadora impedida de falar 'goiabada' no ar

SBT - Reprodução / Internet
SBT Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

11/11/2021 11h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O SBT foi obrigado pela Justiça a pagar uma indenização de R$ 21,6 mil a uma telespectadora que foi impedida de disputar um prêmio em um programa de perguntas e respostas chamado "Quizz SBT".

Exibido pela afiliada de Santos em janeiro de 2012, o programa prometia pagar R$ 8 mil para quem acertasse a palavra cujas letras estavam embaralhadas na tela. O telespectador que soubesse a resposta precisava telefonar para um número indicado pela emissora.

A.B.A.S. logo percebeu que a palavra embaralhada era "goiabada" e correu para fazer a ligação. Ela foi informada por uma gravação que teria a oportunidade de responder à pergunta ao vivo e ficou aguardando.

A telespectadora permaneceu cerca de dez minutos na ligação, mas não foi chamada. Enquanto esperava, ouvia o apresentador dizer que as linhas estavam abertas, mas ninguém era chamado para participar do teste. "O apresentador encerrou o programa sem chamar ninguém", disse à Justiça.

O juiz Frederico dos Santos Messias, na sentença de condenação da emissora, afirmou que, na verdade, "o que ocorreu foi reprovável prática cada vez mais comum nos programas de televisão dessa natureza: prender a atenção do telespectador até o final da transmissão mediante falsas promessas de prêmios, quando é sabido que ninguém poderá ganhar a premiação anunciada".

A defesa do SBT argumentou que o programa era de responsabilidade de uma afiliada e que não tinha controle sobre o seu conteúdo.

Declarou também que o prêmio não era algo certo, que dependia de a telespectadora ser escolhida para entrar ao vivo no programa, concorrendo com todos os demais interessados, e que ela precisava ainda acertar a resposta da charada.

A emissora recorreu, mas perdeu nas instâncias superiores e o processo já transitou em julgado.

Na terça (10) o juiz Santos Messias determinou que o valor da condenação, que estava depositado em juízo, seja transferido para a conta bancária indicada pela telespectadora.