Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Douglas Garcia é condenado em 2ª instância por dossiê contra antifascistas

Douglas Garcia em seu gabinete na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) - Wanderley Preite Sobrinho/UOL
Douglas Garcia em seu gabinete na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) Imagem: Wanderley Preite Sobrinho/UOL

Colunista do UOL

08/02/2022 10h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O deputado estadual Douglas Garcia (PTB-SP) foi condenado em segunda instância na Justiça de São Paulo em razão do dossiê que expôs dados pessoais de cerca de 1.000 pessoas que se declaram contra o fascismo.

Garcia, que foi eleito com apoio da família Bolsonaro e chamou nas redes sociais as pessoas listadas no documento de "terroristas" e "criminosas", terá de pagar uma indenização de R$ 10 mil à jovem M.J.B, de 25 anos. O valor ainda será acrescido de juros desde junho de 2020, quando o dossiê foi divulgado.

Ele ainda pode recorrer da decisão.

Na ação por danos morais aberta contra o deputado, M.J.B afirmou que o dossiê a colocou em situação de extremo risco, "podendo ser perseguida por seguidores e fundamentalistas sectários, normalmente seguidores de páginas que defendem Jair Messias Bolsonaro".

Disse que o dossiê trouxe, não apenas seu nome e sobrenome, como também suas fotos, a cidade e o bairro da sua residência, bem como seu número de telefone e perfil nas redes sociais.

"Além de caluniosamente chamar a autora [do processo] de criminosa, o deputado a todo momento incita seus simpatizantes a promover ódio e perseguição a quem pensa diferente deles", disse à Justiça o advogado Matheus Santos, que representa M.J.B.

Garcia se defendeu no processo dizendo que o dossiê não é de sua autoria e que tampouco foi o responsável pela sua divulgação, embora tenha escrito em suas redes sociais que recebeu "pelo menos 1000 perfis com dados e fotos dos criminosos (antifas)".

Afirma que apenas entregou uma listagem com informações às autoridades, e que não pode ser punido por isso. Segundo ele, o documento já circulava anteriormente na internet. Disse também, que como deputado, tem direito à imunidade parlamentar.

O desembargador Cláudio Godoy, relator designado do processo, disse na decisão que, embora negue que tenha produzido o dossiê, o deputado estadual "incitou seus seguidores à remessa de novas informações, mesmo diante do patente ilícito que o material representa".

"Evidente ele que fomentou a produção de dossiê visivelmente ilícito", afirmou no acórdão.

O deputado ainda pode recorrer.

Em mensagem ao UOL, ele disse: "Não sou bolsonarista, eu sou conservador."