Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Perícia culpa obra irregular em piscina do apóstolo Valdemiro por acidente

16.jan.2017 -  O apóstolo Valdemiro Santiago de Oliveira, da Igreja Mundial do Poder de Deus - Eduardo Anizelli/Folhapress
16.jan.2017 - O apóstolo Valdemiro Santiago de Oliveira, da Igreja Mundial do Poder de Deus Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Colunista do UOL

04/04/2022 10h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma perícia judicial concluiu que obras irregulares feitas pelo líder da Igreja Mundial, o apóstolo Valdemiro Santiago, em sua casa, em um condomínio em Alplhaville, foram responsáveis por um acidente que destruiu o muro, a churrasqueira e uma edícula do imóvel vizinho, em março de 2017.

O laudo, assinado pelo engenheiro Walmir Pereira Modotti, consta de um processo movido pelo vizinho do apóstolo, que cobra uma indenização por danos materiais e morais de cerca de R$ 817 mil (valores de 2017) pelo acidente.

De acordo com a perícia, o acidente ocorreu em razão de uma obra realizada sem autorização da Prefeitura de Santana do Parnaíba, cidade na qual o condomínio é localizado, e da Associação Residencial Alphaville 9.

Valdemiro realizava obras para aumentar o tamanho de sua piscina, que passou de 16,82 metros quadrados para 23,10 metros quadrados. A casa do apóstolo é avaliada, segundo fontes do mercado imobiliário, em R$ 3,8 milhões.

"Ao realizar as obras de escavação para a modificação da piscina, ocorreu a desestabilização estrutural do muro", afirmou o perito judicial no laudo de 137 páginas.

O apóstolo, que negou à Justiça ser o responsável pelo acidente, rejeita a conclusão da perícia. "O perito apenas consignou no laudo aquilo que bem quis, sem se aprofundar no que realmente aconteceu", afirmou Valdemiro na defesa enviada à Justiça.

Segundo a sua defesa, o perito foi "superficial" e "parcial" e as fotos anexadas ao processo mostram que a "pequena" piscina de sua casa é muito menor que a descrita no laudo. "O sr. perito foi parcial e fez de tudo para ajudar os autores [do processo] em seu laudo. Entretanto, ao observar o laudo pericial, verifica-se que o mesmo não está pautado na verdade e, muito menos, nas provas que foram juntadas nos autos pelos réus [Valdemiro e familiares]".

O apóstolo, fundador da Igreja Mundial, afirmou à Justiça que jamais fez obras ilegais, que tudo foi feito em acordo com e legislação vigente e o estatuto do condomínio.

A culpa pelo acidente é, segundo Valdemiro, do próprio vizinho, que teria feito, de forma ilegal, uma fossa séptica na divisa dos imóveis. O equipamento hidráulico, afirmou o apóstolo, estaria com rachaduras "há décadas". Outro motivo, de acordo com o apóstolo, seria o fato de a casa do vizinho não ter muro de arrimo que, segundo ele, seria necessário e obrigatório.

A perícia, no entanto, aponta que a causa do acidente não está relacionada à ausência do muro de arrimo na casa do vizinho e que não há nos autos "qualquer constatação de anomalias ou manifestações patológicas" nas instalações hidráulicas.

"Ele [Valdemiro] mente descaradamente", afirmou o vizinho à Justiça