Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Justiça manda despejar Cafu de casa em Alphaville por dívida

Cafu, ex jogador de futebol e bicampeão mundial pelo Brasil - Gsé Silva/UOL
Cafu, ex jogador de futebol e bicampeão mundial pelo Brasil Imagem: Gsé Silva/UOL

Colunista do UOL

12/12/2022 09h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Justiça paulista mandou despejar o ex-jogador Cafu, campeão mundial de futebol em 1994 e 2002 pela Seleção Brasileira, de uma casa de 526 metros quadrados em Alphaville, Barueri (SP).

A decisão foi tomada pelo juiz Raul de Aguiar Ribeiro Filho, que autorizou, em caso de necessidade, o arrombamento do imóvel com uso de força policial na hipótese de haver alguma resistência ao cumprimento da medida.

O processo foi aberto por dois empresários que afirmam que, em outubro de 2017, emprestaram um R$ 1 milhão ao ex-atleta. De acordo com eles, Cafu se comprometeu a restituir o valor em três meses, pagando uma soma de R$ 160 mil a mais, a título de juros. A casa de Alphaville, dizem, foi dada como garantia de pagamento.

O atleta, no entanto, não conseguiu cumprir com o acordado.

"Os autores [do processo] somente pretendem receber o que lhes é devido de forma justa", afirmaram os empresários à Justiça.

Cafu disse no processo que, de fato, fez o empréstimo, mas argumentou que os juros cobrados pelos empresários "são abusivos e ilegais e criminosos".

Ele cita que a taxa de juros cobrada é equivalente a 16% do crédito tomado, "em apenas três meses".

"Maliciosamente, [os empresários] tentam se enriquecer de forma ilegal, lesando de forma intencional o requerido [Cafu], cobrando juros que pela lei pátria são proibidos, inclusive sua prática são consideradas crimes", afirmou a defesa do ex-atleta à Justiça.

A Justiça não aceitou a argumentação e determinou a desocupação compulsória do imóvel.

Cafu ainda pode recorrer.