Rogério Gentile

Rogério Gentile

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Justiça nega ação contra Marçal por agressões e humilhações em reality show

A Justiça paulista rejeitou um pedido de indenização de R$ 200 mil feito pelo empresário Luiz Gabriel Godoy que relatou ter sido alvo de humilhações e agressões em um reality show promovido pelo influenciador Pablo Marçal.

Em maio de 2024, o empresário participou da terceira edição do "La Casa Digital", realizado em uma fazenda na cidade de Itu e divulgado no canal no YouTube de Marçal.

O programa tem como objetivo "destravar as habilidades" dos seus 36 participantes e "ensiná-los" a ganhar dinheiro no mundo digital durante um confinamento de sete dias.

"Você vai ver na prática como pode começar neste mundo e fazer seus primeiros 10 mil, 100 mil, ou até um milhão de reais neste mercado que mais formou milionários nos últimos anos", diz uma das peças de apresentação do programa.

Selecionado após enviar um vídeo de um minuto, Godoy disse à Justiça ter sido submetido a agressões e humilhações, com treinos físicos exagerados e ofensas diante de dificuldades para cumprir "desafios".

Uma das tarefas, por exemplo, segundo o relato, consistia em montar uma jangada com canos de PVC e atravessar um lago de cinquenta metros no qual haveria arame farpado e cobras, sem colete salva vidas. Disse que não havia no local nenhum profissional apto a fazer um resgate em caso de acidente ou prestar atendimento médico.

Ele afirmou que, em outro desafio, chegou a vomitar e quando disse que queria parar, o mentor da atividade disse que ele era "fraco" e que "nunca iria prosperar na vida". Segundo o empresário, ofensas como você é um "bosta" e "trouxa" eram usadas para tentar despertar sua ira e ativar o que eles chamam de "desbloqueio mental"

O empresário contou ainda que, em outra atividade, recebeu um tapa no peito e socos na barriga, foi empurrado e teve sua camiseta rasgada. "Um dos organizadores disse que ele não era homem, que não deveria estar ali e que iria mostrar o que acontece com gente como ele", afirmou à Justiça o advogado Matheus Carvalho, que representa Godoy.

Continua após a publicidade

Marçal afirma que participante sabia o que poderia acontecer

Marçal se defendeu no processo argumentando que o empresário participou do programa por livre vontade, que a equipe desde o início deixou claro as condições e a natureza do reality, que houve uma conversa prévia, e que nenhuma informação importante foi escondida.

"O contrato assinado constava todas as cláusulas referentes ao programa, com linguagem acessível, escrita clara e objetiva, sem margem para dúvidas", declarou na ação.

O influenciador disse à Justiça que a "produção do reality tomou todas as providências para garantir a segurança dos envolvidos, cumprindo rigorosamente as normas de segurança" e que "não houve qualquer incidente que tenha causado a algum dos participantes danos físicos ou psicológicos".

"Curioso também que apenas Godoy tenha se sentido ameaçado ou lesado pela sua participação no programa. Verifica-se nos vídeos trazidos aos autos do processo que a todo o momento os participantes do reality, inclusive o empresário, dão depoimentos de agradecimento e de mudança de vida", declarou.

A juíza Juliana Maria Finati, da comarca de Serra Negra, disse na sentença ter ficado demonstrado que o autor do processo, "um homem jovem, empresário, habituado as redes sociais, aceitou de forma livre e conscientemente os riscos para ingressar no reality show, bem como aceitou todos os termos do contrato".

Continua após a publicidade

"Ele tinha previa ciência do que aconteceria no confinamento", declarou a juíza ao afirmar na decisão que não Marçal não praticou ato ilícito.

O empresário já recorreu da decisão.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.