Topo

Tales Faria

#19: Pacotaço de Bolsonaro será aprovado e vai tirar a economia do buraco?

Colunista do UOL

08/11/2019 12h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Inscreva-se no canal https://www.youtube.com/playlist?list=PL5NRCopnVJUbhA5VtP936UatF-Sd6FrGf

Na 19ª edição do Baixo Clero, podcast semanal de política do UOL, os jornalistas Josias de Souza, Tales Faria e Leonardo Sakamoto falam sobre o conjunto de propostas elaborado pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, e enviado ao Congresso.

Guedes e o presidente Jair Bolsonaro (PSL) foram pessoalmente ao Congresso entregar propostas para mudar a Constituição com uma reestruturação do estado brasileiro. Bolsonaro diz esperar que as medidas sejam aprovadas até meados do ano que vem.

Também nesta semana, um megaleilão de áreas pretrolíferas foi realizado, mas a arrecadação ficou abaixo do esperado.

Quais as consequências desses dois eventos para a economia e o que muda na prática na vida dos brasileiros?

O jornalista José Paulo Kupfer, blogueiro do UOL Economia, foi convidado para tentar responder a pergunta. Não deixe de ouvir!

De acordo com Tales Faria, a ambição do projeto pode deixar o ministro Paulo Guedes na berlinda, pois haverá resistência em sua aprovação e ele será cobrado pelo presidente pelo impacto disso em uma eventual disputa pela reeleição de Bolsonaro."Se os investimentos não aparecerem, a cabeça de Paulo Guedes fica a prêmio", afirmou.

Josias de Souza, por sua vez, disse acreditar que Bolsonaro teria que moderar seu comportamento e se empenhar mais para que os projetos possam avançar. "No momento, ele está mais preocupado em implodir seu partido, o PSL", comentou.

Por outro lado, Sakamoto alerta para a falta de clareza nas propostas de proteção social apresentadas pela equipe econômica.

Onde mais ouvir

Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O podcast está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e no Google Podcasts. Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. É possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL.

Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

- Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/11/08/19-pacote-economico-e-megaleilao-o-que-muda-na-sua-vida-e-no-governo.htm?cmpid=copiaecola