Topo

Tales Faria


#19: Pacotaço de Bolsonaro será aprovado e vai tirar a economia do buraco?

Tales Faria

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, ?Todos os Sócios do Presidente?, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Colunista do UOL

08/11/2019 12h03

Inscreva-se no canal https://www.youtube.com/playlist?list=PL5NRCopnVJUbhA5VtP936UatF-Sd6FrGf

Na 19ª edição do Baixo Clero, podcast semanal de política do UOL, os jornalistas Josias de Souza, Tales Faria e Leonardo Sakamoto falam sobre o conjunto de propostas elaborado pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, e enviado ao Congresso.

Guedes e o presidente Jair Bolsonaro (PSL) foram pessoalmente ao Congresso entregar propostas para mudar a Constituição com uma reestruturação do estado brasileiro. Bolsonaro diz esperar que as medidas sejam aprovadas até meados do ano que vem.

Também nesta semana, um megaleilão de áreas pretrolíferas foi realizado, mas a arrecadação ficou abaixo do esperado.

Quais as consequências desses dois eventos para a economia e o que muda na prática na vida dos brasileiros?

O jornalista José Paulo Kupfer, blogueiro do UOL Economia, foi convidado para tentar responder a pergunta. Não deixe de ouvir!

De acordo com Tales Faria, a ambição do projeto pode deixar o ministro Paulo Guedes na berlinda, pois haverá resistência em sua aprovação e ele será cobrado pelo presidente pelo impacto disso em uma eventual disputa pela reeleição de Bolsonaro."Se os investimentos não aparecerem, a cabeça de Paulo Guedes fica a prêmio", afirmou.

Josias de Souza, por sua vez, disse acreditar que Bolsonaro teria que moderar seu comportamento e se empenhar mais para que os projetos possam avançar. "No momento, ele está mais preocupado em implodir seu partido, o PSL", comentou.

Por outro lado, Sakamoto alerta para a falta de clareza nas propostas de proteção social apresentadas pela equipe econômica.

Onde mais ouvir

Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O podcast está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e no Google Podcasts. Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. É possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL.

Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

- Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/11/08/19-pacote-economico-e-megaleilao-o-que-muda-na-sua-vida-e-no-governo.htm?cmpid=copiaecola

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL