PUBLICIDADE
Topo

Tales Faria


Podcast Baixo Clero #20: A volta de Lula e o novo partido de Bolsonaro

Tales Faria

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, ?Todos os Sócios do Presidente?, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Colunista do UOL

15/11/2019 11h14

O Baixo Clero, podcast de política do UOL, chega a sua 20ª edição com os blogueiros Josias de Souza, Tales Faria e Leonardo Sakamoto tentando responder à seguinte questão: quem ganha e quem perde com a volta de Lula e a polarização com Bolsonaro?

Ambos trocaram farpas nos últimos dias e já acirraram os ânimos de suas respectivas militâncias.

Também no início desta semana, o presidente Jair Bolsonaro oficializou que deixará seu partido, o PSL, e anunciou a intenção de criar uma nova agremiação, o Aliança Pelo Brasil. Bolsonaro deseja que cerca de 30 parlamentares do PSL o acompanhem para esse APB.

Nomes ainda não estão definidos. O PSL conta hoje com 53 dos 513 deputados federais, segunda maior bancada atrás apenas do PT, e três dos 81 senadores.

Alguns dias antes, o ex-presidente Lula, em discurso após ser solto da sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR), onde cumpria pena.

Lula disparou críticas ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, ao procurador Deltan Dallagnol, ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Deixou claro o ímpeto para rearticular a esquerda brasileira.

Dado esse cenário polarizado, somado ao momento de necessidade de aprovação de reformas ambiciosas do governo , Tales Faria aponta um beneficiário imediato, no Congresso, dessa polarização: o chamado "centrão". "Só vai ser aprovado aquilo que o centrão quiser. Agora basta saber para que lado vai o centrão", afirmou.

Sakamoto, por sua vez, disse que os movimentos sociais esperam um Lula mais combativo, enquanto as direções partidárias querem moderação para formar alianças. "Será que o Lula vai se ligar que o PT não é mais o dono do latifúndio e tem que dividir uma horta comunitária?", questionou.

Josias afirmou que o ex-presidente não será capaz de aglutinar novamente a esquerda. "O Lula não vai conseguir reunificar a esquerda porque o Ciro não vai deixar", disse, referindo-se ao ex-candidato à presidência, que tem feito duras críticas ao petista.

Onde mais ouvir

Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O podcast está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e no Google Podcasts. Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. É possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL.

Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

- Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/11/08/19-pacote-economico-e-megaleilao-o-que-muda-na-sua-vida-e-no-governo.htm?cmpid=copiaecola