Topo

Tales Faria


Podcast "Baixo Clero" #22: AI-5, lulofobia, Paulo Guedes e outras mancadas

Tales Faria

Tales Faria largou o curso de física para se formar em jornalismo pela UFRJ em 1983. Foi vice-presidente, publisher, editor, colunista e repórter de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Desde 1991 cobre os bastidores do poder em Brasília. É coautor do livro vencedor do Prêmio Jabuti 1993 na categoria Reportagem, ?Todos os Sócios do Presidente?, sobre o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello. Participou, na Folha de S.Paulo, da equipe que em 1986 revelou o Buraco de Serra do Cachimbo, planejado pela ditadura militar para testes nucleares.

Colunista do UOL

29/11/2019 14h36

O ministro da Economia, Paulo Guedes, acirrou os ânimos no ambiente político e econômico do país ao falar, nesta semana, da possibilidade de reedição do AI-5. Ele comentava discursos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recém-liberado da prisão.

Em sua 22ª edição, o Baixo Clero, podcast de política do UOL com os blogueiros Josias de Souza, Tales Faria e Leonardo Sakamoto, se debruça sobre a escalada autoritária do governo e busca elucidar o que está por trás das recentes declarações da cúpula governista.

Além de Guedes, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente, já havia sugerido a edição de um novo AI-5, caso a esquerda radicalize. O Conselho de Ética da Câmara abriu processo nesta semana e deve suspender o mandato do deputado.

Decretado em 1968, durante a ditadura militar, o AI-5 fechou o Congresso Nacional, cassou mandatos, suspendeu o direito a habeas corpus para crimes políticos, entre outras medidas que suspenderam garantias constitucionais. O ato é considerado o início do período mais duro da ditadura militar.

http://publicador.intranet/media.jsp?contentUri=/br/com/uol/noticias/ultimas-noticias/politica/2019/11/28/tales-eduardo-bolsonaro-sera-punido-por-ter-falado-sobre-o-ai-5.xml

Onde mais ouvir

Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O podcast está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e no Google Podcasts.

Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do "Baixo Clero", é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.