Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lula e Alckmin visitam em campanha o Rio Grande do Sul; momento não é bom

Colunista do UOL

01/06/2022 15h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-presidente e pré-candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silvia (PT), e seu vice, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), escolheram um mau momento para iniciar sua campanha eleitoral no Rio Grande do Sum,

Eles desembarcam em Porto Alegre hoje (1º), poucos dias depois de a pré-candidata do PCdoB ao Senado anunciar que desistiu de concorrer por ter sofrido ameaças de violência contra sua família.

É a primeira viagem com os dois juntos, na pré-campanha eleitoral. Cedo ou tarde eles tinham que começar a viajar juntos. Mas não precisava ser para o Rio Grande do Sul, num momento em que os bolsonaristas andam alvoroçados, ameaçando cometer violência contra os adversários.

Os bolsonaristas perderam espaço junto ao eleitorado local. Vislumbra-se que se repita com os candidatos de Jair Bolsonaro o desgaste que ocorreu com outros partidos que já dominaram a política local, como o próprio PT, o MDB o PDT e o PSDB. Até se consolidar a dianteira que Lula está tomando nas pesquisas junto aos gaúchos, o ideal era evitar confrontos.

Afinal, até mesmo dentro do PT há uma grande preocupação com a segurança de Lula.