Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro dirá que houve fraude se perder tanto no 1º quanto no 2º turno

Colunista do UOL

25/07/2022 13h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A mais recente pesquisa Ipespe encomendada pela XP, divulgada nesta segunda-feira, 25, registrou que o ex-presidente Lula (PT) conquistou a preferência de 44% o eleitorado para comandar o Palácio do Planalto, contra 35% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ciro Gomes, do PDT, tem 9% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB), atinge 4%. Os demais candidatos somam outros 4%. Somados todos os adversários de Lula, eles têm 52% das manifestações de apoio na pesquisa estimulada. Ou seja, dois pontos percentuais acima da metade.

Isso significa que Lula ainda pode vencer no 1º, se uma parcela dos possíveis eleitores de Ciro, Simone e dos demais candidatos optar pelo voto útil e Lula conquistar, nesse grupo, 2 a 3 pontos percentuais. A avaliação é de que a grande maioria dos eleitores de Ciro e Simone prefere Lula a Bolsonaro.

Uma questão que alguns analistas têm colocado é que, nesse caso, a vitória de Lula no primeiro turno se dará por uma margem pequena, o que fará Bolsonaro insistir com mais força no falso argumento de que as urnas eletrônicas permitem fraude na soma dos votos.

É verdade, Bolsonaro vai colocar a boca no mundo.

Mas, cá pra nós: se ele perder no segundo turno por uma diferença menor do que 10 pontos percentuais também vai sair falando em fraude. Não tem jeito