Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Seria muita cara de pau de Bolsonaro também assinar a carta pela democracia

Colunista do UOL

08/08/2022 15h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois que o ex-presidente Lula (PT) decidiu assinar a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito", alguns auxiliares do presidente Jair Bolsonaro (PL) têm defendido que ele também assine o documento para desacreditá-lo.

Seria muita cara de pau. A ideia de assinar é pensada dentro de uma estratégia de achincalhe, semelhante àquela que o levou a postar no Twitter sua própria "Carta manifesto em defesa da democracia", com uma linha de texto apenas: "Por meio desta, manifesto que sou a favor da democracia."

Não creio que o presidente assim o fará. Até porque a brincadeirinha se voltou contra o próprio bolsonaro, com a circulação de memes na internet ridicularizando sua postagem.

Meme que circula nas redes sociais satirizando bilete de Bolsonaro - reprodução do Twitter - reprodução do Twitter
Meme que circula nas redes sociais satirizando bilete de Bolsonaro
Imagem: reprodução do Twitter

O comando da campanha defende que é melhor usar a assinatura de Lula para caracterizar a carta elaborada por juristas da USP como um movimento de campanha eleitoral.

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, já encampou essa proposta. Hoje mesmo ele já tuitou: "Agora é oficial: o "manifesto" da esquerda é da esquerda mesmo."

Dentro do PT, no entanto, a avaliação é de que essa estratégia dos bolsonaristas não deve dar certo. Valeria muito mais a pena deixar claro que somente democratas assinaram o documento e que, portanto, Bolsonaro não pode assinar.

Ou seja, que todos os democratas estão se juntando contra o Bolsonaro.