Topo

Tales Faria

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aldo Rebelo desconfia de excesso de poder de Alexandre de Moraes e do STF

Colunista do UOL

12/01/2023 13h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo disse ao UOL Entrevista de hoje que não vê risco de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, se tornar uma espécie de Sergio Moro Quando comandou a Operação Lava Jato, Moro cometeu uma série de erros e acabou tendo a condução de processos considerada como parcial pelo STF, incluindo a condenação e prisão do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Ele [Alexandre de Moraes] é mais inteligente do que o Sergio Moro" disse Aldo. Mas o ex-ministro admite que, como Moro, Moraes também teve muito apoio da mídia e do STF. Segundo Aldo Rebelo, há risco de excesso de poder nas mãos do ministro, do STF e do Judiciário em geral. Ele aponto uma "situação de desequilíbrio entre os poderes" da República, com os ministros do STF tomando decisões que cabem ao Executivo e ao Legislativo.

No caso da prisão do ex-secretário de Segurança do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça Anderson Torres, Rebelo afirma "esperar que seja provada" alguma prática de crime que se diz ter sido apurada por Alexandre de Moraes. O ex-ministro argumenta que pode estar ocorrendo um "processo de criminalização generalizada".