Governo faz acordo com Congresso para liberar emendas e tira pacote da UTI
O governo Lula realizou acordo com o Congresso Nacional para liberar para emendas e tirar o pacote fiscal da UTI, afirmou o colunista Tales Faria no Análise da Notícia, do Canal UOL, nesta terça-feira (10).
Antes de ser internado às pressas, em São Paulo, Lula convidou ontem (9) os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para debater a liberação de emendas. A reunião foi realizada em Brasília e durou cerca de uma hora e meia.
O convite para a reunião se deu após o ministro do STF Flávio Dino manter as condições impostas por ele para a liberação de emendas, condição imposta informalmente por parlamentares, nos bastidores, para a votação do pacote fiscal.
Me disseram que o Pacheco sempre foi mais cordato, mas o Arthur Lira está muito empenhado em tentar ajudar o governo a ter uma solução e tirar o pacote da UTI.
Tales Faria, colunista do UOL
Lula tem enfrentado dificuldades para viabilizar o processo, com resistência por parte dos deputados, que citam explicitamente o caso das emendas.
Também no Análise da Notícia, o colunista José Roberto de Toledo acrescentou que, apesar de o governo e Congresso terem encontrado uma saída para o problema, o acordo pode também sofrer intercorrências.
"Eles negociaram um acordo. Agora, da mesma maneira que problemas de saúde podem sofrer intercorrências, esses acordos políticos também estão sujeitos a intercorrências, que podem vir a gerar atritos e ruídos nessa negociação que foi feita. Mas o fato é que, neste momento, o governo fez o acordo com o Congresso para liberar as emendas e tirou o pacote do Haddad da UTI", destacou.
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.