Thais Bilenky

Thais Bilenky

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Onde estava Dino quando Bolsonaro o citou em depoimento no STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, estava em voo de São Luís para Brasília durante o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira.

Ele não acompanhou o momento em que foi citado pelo réu como exemplo de políticos que já questionaram as urnas eletrônicas.

Segundo aliados, sua fala foi tirada de contexto por Bolsonaro. As declarações de Dino foram dadas em 2010, antes de a Justiça Eleitoral adotar a biometria para aferir a identidade do eleitor.

Naquele ano, Dino perdeu a eleição para governador do Maranhão para Roseana Sarney (MDB), que ganhou com 50,08% dos votos válidos. A maioria estreita de votos que deu a vitória em primeiro turno foi questionada no Maranhão.

O ministro havia sido juiz eleitoral no estado. Costuma contar o caso de uma eleição que ele acompanhou nessa função. Faltava chegar uma urna para contabilizar todos os votos. Quando chegou a tal urna, saiu um caranguejo de dentro. O então juiz anulou os resultados daquela urna.

A urna do caranguejo era no tempo do voto do papel. Depois disso, ele argumenta, a Justiça aprimorou o sistema eleitoral com auditoria, biometria e outros mecanismos de segurança.

Flavio Dino não tem acompanhado a nenhum depoimento de testemunha nem réu no julgamento da trama do golpe, segundo sua assessoria.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.