Topo

Thaís Oyama

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pesquisa traz boas notícias e uma surpresa para Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro: pesquisa mostra que eleitores podem estar seguindo o conselho do seu adversário - Alan Santos/PR
Presidente Jair Bolsonaro: pesquisa mostra que eleitores podem estar seguindo o conselho do seu adversário Imagem: Alan Santos/PR

Colunista do UOL

03/08/2022 09h47Atualizada em 03/08/2022 14h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A pesquisa Genial/Quaest deste mês traz boas notícias para o presidente Jair Bolsonaro e a principal é que a rejeição ao seu governo caiu 4 pontos — está agora em 43%. É a menor taxa registrada desde julho do ano passado pelo instituto.

Essa melhora na avaliação da administração mostra que o eleitorado respondeu a duas investidas empreendidas pelo governo nos últimos meses: a aprovação da PEC Kamikaze e o foco na recuperação do voto dos "bolsonaristas decepcionados".

Os números da Genial/Quaest deixam isso claro: a imagem do governo melhorou, sobretudo, em dois segmentos:

  1. o dos brasileiros que recebem o Auxílio Brasil (os ponteiros não se mexeram entre os que não ganham o benefício);
  2. o dos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018 e vinham avaliando mal a sua gestão.

Nesse último recorte, o dos "bolsonaristas decepcionados" ou "arrependidos", a avaliação positiva do governo subiu 12 pontos percentuais desde janeiro.

Mas o levantamento da Quaest traz uma surpresa para Bolsonaro, e esta não é boa para ele.

Até agora, a melhora na avaliação do governo não resultou em mais eleitores para o presidente.

No quesito intenção de votos, Bolsonaro subiu apenas 1 ponto em relação ao levantamento do mesmo instituto feito no mês passado. Tinha 31% e agora tem 32%, contra os 44% do ex-presidente Lula.

O que isso significa? "Significa que a imagem do governo melhorou, mas a do presidente, não", responde o cientista social Felipe Nunes, diretor da Quaest.

Segundo ele, os números indicam que os eleitores percebem e reconhecem "os esforços do governo" para melhorar suas vidas, "mas continuam rejeitando Bolsonaro".

Sobre isso, Lula, o principal adversário do presidente, tem repetido uma frase sempre que se apresenta diante de multidões.

Nas visitas que fez nos últimos meses a capitais do Nordeste, Lula sugeriu à plateia "pegar o dinheiro" do governo mas não votar em Bolsonaro. "Se o dinheiro cair na conta de vocês, peguem e comprem o que comer, e na hora de votar, dê uma banana neles".

A pesquisa Quaest mostra que muita gente pode estar dando ouvidos ao petista.