PUBLICIDADE
Topo

Thiago Herdy

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fernando Henrique pede a filiados do PSDB que votem nas prévias do partido

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tuitou pedido para que filiados votem nas prévias do PSDB - Carine Wallauer/UOL
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tuitou pedido para que filiados votem nas prévias do PSDB Imagem: Carine Wallauer/UOL
Thiago Herdy

Colunista do UOL em São Paulo, foi repórter de O Globo, Época, Estado de Minas e Diário da Tarde. Integrou a equipe do FinCEN Files, investigação finalista do Pulitzer 2021. Vencedor dos prêmios Esso 2008 e 2010 e de menções especiais no Prêmio IPYS/Transparência Internacional, 2009 e 2011. Foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) no biênio 2016/2017. É formado em jornalismo pela PUC Minas.

Colunista do UOL

21/11/2021 13h55Atualizada em 21/11/2021 21h19

Presidente de honra do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tuitou no início da tarde deste domingo (21) uma mensagem direcionada aos filiados do partido para que votem nas prévias para escolha do candidato do PSDB à Presidência da República no ano que vem.

"Peço aos filiados do PSDB que votem. A democracia requer participação!", escreveu o tucano.

Fernando Henrique vota por aplicativo e decidiu não ir à Brasília neste domingo, onde estão reunidos os principais dirigentes do partido. Ele é um dos 44,7 mil cadastrados para votar.

Há três meses, o tucano declarou voto no governador de São Paulo João Doria (PSDB) nas prévias. Mas conforme mostrou neste domingo a coluna, depois disso ele saiu de cena e optou por distanciar-se do debate interno do partido.

Nas conversas com seus interlocutores mais frequentes, o tucano demonstrou pouco entusiasmo com Doria e repetiu não ter certeza se o partido deverá lançar candidatura própria, em lugar de unir-se a outras forças que venham a se opor ao bolsonarismo e ao petismo.

Aos 90 anos e imunizado com as doses da vacina anti-covid-19, Fernando Henrique encarou recentemente uma internação hospitalar por conta de uma infecção do vírus da herpes, o que também debilitou sua saúde e o afastou ainda mais do debate das prévias.

A eleição das prévias presidenciais do PSDB entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) teve início neste domingo com problemas no aplicativo de votação devido ao fluxo grande de votantes ao mesmo tempo.

O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto também concorre nas prévias, mas sem chances de vencer.

A falta de engajamento e entusiasmo de FH com a campanha de Doria, apesar da declaração de voto, não foi motivo de incômodo para a equipe do tucano, segundo apurou o UOL.

Eles atribuíram a postura ao que entendem ser um desejo de manutenção de certo grau de neutralidade na disputa.

*

Atualização às 21h: Por conta das falhas no aplicativo de votação, as prévias foram oficialmente suspensas na noite desde domingo. O convite do ex-presidente aos filiados, portanto, foi em vão. Até o início da noite, nem ele tinha conseguido votar.