Da esquerda à direita: a farra das organizações não transparentes

Que chuva de notícias e denúncias do dinheiro público fluindo dos partidos da esquerda e da direita para organizações não transparentes (aquelas organizações não governamentais que pegam o dinheiro governamental e não dizem o que fazem com ele). Vamos às notícias:
1. O governo do Tarcísio, o governador que se acha o Thor, andou pagando centenas de milhões de reais em emendas parlamentares (sim, darling, tem emenda parlamentar de deputado estadual também) para ONGs e entidades privadas que simplesmente não cumprem critérios de transparência (aqueles que o supremo Flávio Dino tem exigido). A denúncia é da Folha, que fez uma análise nas 20 entidades que mais receberam recursos liberados pela Secretaria de Governo comandada por Gilberto Kassab (sim, ele mesmo, Kassab, o rei das prefeituras).
2. A segunda denúncia é ainda mais grave e recebeu o nome de "quentinhas invisíveis".
O Globo mostrou que diversas ONGs ligadas a ex-assessores do PT (e boa parte à família Tatto) receberam milhões em recursos no programa Cozinha Solidária, mas ninguém sabe e ninguém viu quem recebeu as quentinhas. A comida deveria ser distribuída para moradores de rua, mas a reportagem foi aos endereços das organizações e não encontrou nada. Além disso, muitas não souberam explicar porque receberam o dinheiro já em dezembro e não entregaram as quentinhas. Só sei que Ministério do Desenvolvimento Social, do ministro Wellington Dias (que é do PT) se viu obrigado a pedir para a Polícia Federal investigar o que anda acontecendo.
3. E a terceira notícia envolve o PSDB (sim, o partido ainda existe, darling, mas parece que é por pouquíssimo tempo). A Polícia Federal bateu hoje na porta do presidente nacional do partido, Marconi Perillo, por conta de uma investigação sobre desvios de recursos da área da saúde entre 2012 e 2018, quando ele era governador de Goiás. A PF viu irregularidades em contratos firmados pelo governo de Goiás e uma, adivinha o quê? Bingo, uma ONG. A tal organização subcontratava empresas ligadas a políticos e a administradores da própria ONG. O Perillo diz que não fez nada de errado.
Aviso importante: Não é toda ONG que comete irregularidades ou que não é transparente, BRASEW. Por favor, não coloquem tudo no mesmo balaio porque tem muita ONG fazendo trabalhos importantes mundo afora.
Comida é água

O Lula disse hoje que, se a pessoa vai em um supermercado e desconfia que um produto está caro, é para não comprar. Acho que vou ao supermercado e não vou comprar nada, BRASEW. Lula disse que assim o vendedor vai ser obrigado a baixar o preço. (Ah, tá bom! Vamos parar de comprar e esperar.)
A direita se aproveitou, porque, né, vamos combinar que essa fala aí está meio ruim. Desde quando pobre tem condições de comprar as coisas quando está caro?
O Ciro Nogueira, o senador do PP que foi ministro da Casa Civil de Bolsonaro, fingiu que no governo do Bolsonaro não tinha um monte de gente sem conseguir comprar comida e caiu em cima do Lula por conta dessa fala. Chegou a insinuar que Lula governa mal porque não tem nem celular e assim só vê o que os outros mostram. (O senador não deixa de ter alguma razão. Mas Nogueirão, companheiro, também conheço um monte de gente com telefone que só vê fake news.)
Não é comigo
E eis que a ministra do Meio Ambiente apareceu e lavou as mãos. Marina disse que não é ela quem decidirá se o país vai ou não explorar petróleo na Foz do Amazonas. Esse petróleo aí quem quer explorar é o Davi Alcolumbre, o novo manda-chuva do Senado, e o Lula já prometeu que vai liberar. Mas o Ibama ainda precisa aprovar o licenciamento. Mas a Marina garantiu que a liberação será técnica.
Resumo de hoje do Trump

- Um juiz americano barrou por tempo indeterminado aquele decreto que dizia que as crianças filhas de estrangeiros nascidas nos EUA não seriam americanas.
- A Justiça também suspendeu o plano de demissão voluntária do Musk Siberiano que foi apresentado a uma galera que trabalha para o governo.
- O Trump se encontrou com Bibi, o Netanyahu de Israel, e decidiu impor sanções ao Tribunal Penal Internacional. Trump quer agora tirar todo mundo da Faixa de Gaza (e quiçá construir um resort. Não quero dizer nada, mas vai ser assombrado).
- E o Bibi que deu um pager dourado para o Trump? Em alusão àquele ataque feito ao Líbano por Israel em que um pessoal do Hezbollah morreu porque pagers explodiram. O Hezbollah é considerado um grupo terrorista. Eu não sei vocês, mas não ficaria com um pager desses em casa. Nem que fosse de ouro. Eu derreteria, Tixa. O pager é de ouro, claro.
- E o presidente do Panamá suspendeu um acordo para criar uma nova rota da seda com a China. Motivo: Trump ameaçou tomar o canal do Panamá.
- Trump disse que vai criar tipo um "Escritório da Fé" na Casa Branca. Ele assinou um decreto para criar uma força-tarefa para a procuradoria investigar ações contra cristãos.
Quero ir dormir, BRASEW. Fica acordado por mim?

Você já conhece a Tixa News?
Política contada de um jeito leve e divertido é aqui com a Tixa, darling. Todo dia, ou melhor, toda noite, o que acontece na política brasileira chega no seu canal preferido com o boletim #éNoiteNaCidade. Clique em LEIA MAIS e venha nos conhecer, darling!
Quem faz a Tixa: Josette Goulart, Marcelo Chello, Juliana Souza e Pedro Vedovato.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.