TixaNews

TixaNews

Opinião

Já deu uma olhada no que anda acontecendo no mundo?

No fim, Elon Musk deve estar certo. Vamos, eventualmente, querer todos nos mudarmos para Marte.

Donald J. Trump ressuscitando o Putin. Um novo coronavírus em Wuhan (e não é notícia velha). Bannon fazendo gesto que lembra o nazismo. Haddad repetindo erro do Pix. Bolsonaro dizendo que não cagou para a prisão. Xandão mandou bloquear rede social no Brasil (e não é notícia velha). Energia limpa sendo desligada para a energia suja continuar operando (não, não é coisa do Trump, isso é sistema brasileiro mesmo).

Sim, BRASEW, ainda estou aqui para animar o fim de semana de vocês.

Coronavírus de novo?

Imagem
Imagem: Arte: TixaNews

Vou começar por essa do coronavírus porque já tive pânico aqui. Tudo começou com os mercados globais reagindo a uma notícia de que um novo coronavírus (do mesmo tipo que causou a pandemia da covid) foi descoberto na mesma cidade do corona de 2019. A notícia foi dada primeiro por alguns sites asiáticos.

Mas depois a Newsweek e a Bloomberg repercutiram o assunto porque a descoberta do novo vírus foi publicada pelos pesquisadores chineses na revista científica Cell. Apesar de o povo do mercado dizer que isso afetou o dólar aqui no Brasil, a notícia em si não chegou a ser um grande destaque em nenhum jornal gringo importante no mundo. Então, quero voltar a dormir, por enquanto, BRASEW.

Putin, love you

Imagem
Continua após a publicidade

Sobre o Trump com o Putin, não é exatamente novidade que o presidente americano esteja dando tanta colher de chá para a Rússia. Antes das eleições americanas, o Bob Woodward (famoso por conta do caso Watergate) publicou em seu novo livro que o Trump se reuniu umas sete vezes com Putin enquanto ficou de molho, fora da presidência.

Agora Trump chamou de ditador o presidente da Ucrânia, o Zelensky, e disse que ele não é muito importante para negociar a paz com a Rússia. Sim, o presidente do país que está em guerra com a Rússia não é importante para negociar a paz. Daí, o Trump foi negociar a paz só com o Putin. (O povo da direita não sabe mais o que pensar. Acho que nem tocam no assunto.)

Mas deixo aqui com vocês a reprodução do primeiro parágrafo da matéria da The Economist sobre o assunto (sim, darling, é aquela revista que uma vez botou o Cristo Redentor voando e depois capotando). Acorda, Europa.

"A semana passada foi a mais sombria na Europa desde a queda da Cortina de Ferro (Guerra Fria, darling). A Ucrânia está sendo vendida, a Rússia está sendo reabilitada e, sob Donald Trump, não se pode mais contar com os EUA para ajudar a Europa em tempos de guerra. As implicações para a segurança da Europa são graves, mas ainda não foram assimiladas pelos líderes e pela população do continente. O velho mundo precisa de um curso intensivo em como exercer poder duro em uma era sem lei, ou será vítima da desordem do novo mundo."

Hi, Hitler!

Imagem
Continua após a publicidade

E por falar em terra sem lei, Steven Bannon, aquele que foi o responsável pela primeira eleição de Donald Trump e que é um dos principais responsáveis por moldar a extrema direita atual, resolveu fazer um gesto que mais uma vez lembra a saudação nazista. Quase igual ao do Musk Siberiano outro dia. Ele fez isso durante o evento da extrema direita nos Estados Unidos (Dudu Bolsonaro está por lá também dizendo que o pai dele está sendo perseguido).

Nazista ou não, só sei que até um líder da extrema direita da França disse hoje que o gesto evocou o nazismo e está pensando se vai participar do evento.

Dançando lambada

Imagem
Imagem: Arte: TixaNews

Enquanto isso o Xandão mandou tirar do ar mais uma rede social. Desta vez foi o Rumble (o povo da direita que usa essa rede. Não parece uma dança porto riquenha?). E a decisão foi tomada pelo mesmo motivo lá do ano passado que tirou o X-Twitter do ar: não tem representante legal no Brasil. Mas o detalhe desta vez é que o Rumble entrou com um processo, junto com a Trump Media, contra o Xandão lá na justiça americana, logo depois da PGR ter denunciado o Bolsonaro.

Comentário aleatório. Comenta-se nos corredores supremos que Xandão não está nem aí se não puder ir mais para os EUA. Mas se a treta fosse com a Europa, daí sim ele ia achar ruim. Não sei, só sei que acho que palestrinha do Xandão agora para o Esfera e o Lide em NY só em 2042. Mais seguro chamar o Nunes Marques.

Continua após a publicidade

E o Haddad, BRASEW?

Imagem

Depois que perdeu o brilho dos cabelos, Fernando Haddad perdeu a mão também no seu ministério. O Orçamento de 2025 ainda não foi aprovado, daí o Ministério da Fazenda teve que cancelar o Plano Safra temporariamente. (Vamos combinar que é culpa do Congresso que só quer saber de dinheiro de emendas e deixou para votar o Orçamento só depois do Carnaval. Deveria ter sido votado no ano passado.)

Mas o que um ministro que viveu a crise do Pix faria?

Chamaria a imprensa, faria um vídeo no Insta, uma dancinha no TikTok, ligaria para a bancada do Agro, ligaria até para o Elon Musk para explicar o que estava acontecendo, certo? Eu ligaria até para o Papa para dar uma explicadinha. Mas o que fez Haddad? Mandou um ofício para os bancos mandando suspender o crédito e foi isso. Sem explicar nada para ninguém. (É Sidônio, a luta não é fácil.) Daí, hoje, o ministro explicou o que aconteceu (o rolê do orçamento e tals) e anunciou um financiamento extraordinário de R$ 4 bilhões. Depois que o povo do agro xingou a mãe.

A sorte do Haddad é que a direita e a esquerda e todos nós estamos sendo bombardeados com vídeos do Mauro Cid delatando tim-tim por tim-tim o que Bolsonaro andou fazendo para manter o poder.

Continua após a publicidade

Faniquito

Imagem
Imagem: Arte: TixaNews

Por falar em delação do Mauro Cid, o ex-faz tudo de Bolsonaro, ele disse que Michelle teve um faniquito ao deixar o Alvorada dizendo que isso não poderia acontecer. E ainda foi machista dizendo que foi só coisa de mulher mesmo. (A propósito, as infinitas pesquisas do Valdemar dizem que Michelle ganha de Lula no segundo turno.)

E quero dizer que a direita deve estar odiando os vídeos da delação do Mauro Cid. Lembra que ele disse naquele áudio vazado na revista Veja (há uns anos atrás) que o Xandão mandava em tudo e tudo já estava combinado e ele tinha só que confirmar o que eles queriam? Vai lá dar uma olhadinha nos vídeos para ver o grau de detalhes da delação. Não parece que "eles" sabiam de tudo.

Bolsonaro quer o plenário

Imagem
Continua após a publicidade

Os adevogados do Bolsonaro querem porque querem impedir que a denúncia contra Bolsonaro seja julgada apenas por uma das turmas do Supremo. A turma em questão é formada por Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Xandão, Fux e Dino. Mas eles querem usar uma brecha da própria regra do Supremo que diz quem um julgamento muito importante precisa ir a plenário (todos os ministros). Como diz o outro, se até os pé-de-chinelos do 8 de Janeiro foram julgados pelo Plenário, por que Bolsonaro será julgado só por uma turma?

Não sei, BRASEW, chega de notícias.

E esse Carnaval que não chega? E o ovo que tá caro por conta de uma gripe aviária?

Quase esqueci!

Imagem

Eu ia dormir sem contar da energia. O que está acontecendo neste momento é que o Operador Nacional do Sistema de energia elétrica do país está mandando as empresas que geram energia solar e eólica pararem de operar porque tem muita energia sendo gerada e não tem demanda suficiente (mesmo com todo mundo usando o ar-condicionado).

Continua após a publicidade

Mas as empresas que geram energia com combustível fóssil estão operando normalmente. Tixa, mas não é melhor operar energia limpa. Sim, darling. Mas por que isso acontece? Por quê? Por quê? Porque o lobby delas é o melhor do mundo, BRASEW. E elas fizeram contratos (em diferentes governos, inclusive no de Bolsonaro) que exige que, faça chuva ou faça sol, essas termelétricas serão operadas e assim eles ganham mais dinheiro. Quem está certo? O relógio parado, darling.

Só digo isso. Viva o climão, BRASEW.

Imagem

Você já conhece a Tixa News?
Política contada de um jeito leve e divertido é aqui com a Tixa, darling. Todo dia, ou melhor, toda noite, o que acontece na política brasileira chega no seu canal preferido com o boletim #éNoiteNaCidade. Clique em LEIA MAIS e venha nos conhecer, darling!

Quem faz a Tixa: Josette Goulart, Marcelo Chello, Juliana Souza e Pedro Vedovato.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.