TixaNews

TixaNews

Opinião

Indigestão geral no governo

O caldo do governo está entornando e Lula diz que pode tomar medidas drásticas. O cabelo de Haddad perde um pouco mais de brilho. Sidônio não tem um dia de paz. A misoginia de um ex. Escreveu não leu, Trump comeu.

Ovo caro, café caro, a alta dos alimentos se tornou o novo calcanhar de Aquiles do governo. Porque, né? O povo literalmente tem que vender o almoço para comprar a janta. Tanto é verdade que a pesquisa AtlasIntel, contratada pela Bloomberg e divulgada hoje, mostrou que aumentou o percentual de quem acha o governo ruim e péssimo. Bateu os 50,8%. E quais áreas puxam essa insatisfação? Economia e segurança, BRASEW!

Lula se ligou e anunciou um monte de medidas para tentar arrumar essa treta! A principal delas é zerar o imposto de importação sobre produtos como a carne, café e açúcar, milho, óleo, e por aí vai. Eu só óleo, Tixa. Engraxadinha você, darling.

Agora o presidente (o que nunca antes na História) quer dividir essa conta com os governadores e disse que vai jogar a batata quente da redução do ICMS sobre a cesta básica no colo dessa galera. E claro que os govs bateram o pé. Alguns disseram que o governo quer empurrar a responsabilidade de equilibrar as próprias contas com a barriga, outros que isso é o famoso fazer bonito com o chapéu alheio e que essa redução teria um custo alto.

Mas também é verdade que seis estados (Amazonas, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo) já isentam ou já reduziram o ICMS. Lula que lute.

O Agro é pop e não leva desaforo pra casa

Imagem

Durante seu discurso em um evento do MST (aquele que é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, darling), Lula estrilou e disse que o governo está buscando uma solução "pacífica" para reduzir o preço da comida. Mas que, se não rolar por bem, tomará "atitudes mais drásticas porque o que interessa é levar a comida barata para o prato do povo brasileiro".

Carlos Fávaro, o ministro da Agricultura, correu para jogar água na fervura dizendo que não serão tomadas medidas duras não, que o governo Lula está tomando medidas normais, que podem ser tomadas. Ufa, agora o povo do agro vai dormir mais tranquilo.

Continua após a publicidade

Cabelo ficando cada dia menos brilhante

Imagem
Imagem: Arte: TixaNews

E o rolê não anda fácil para Haddad, nosso Fernandinho cabelo e ministro da Fazenda. Ele e a nossa She-Ra do Pantanal, a ministra do Planejamento Simone Tebet, ficaram de fora da reunião que definiu as ações para a treta monstra sobre o preço dos alimentos.

Segundo as más-línguas, por conta da área econômica ter dado o diagnóstico de que a coisa tá na lama por causa dos eventos climáticos externos (que aumentam os preços dos ovos e do café), do efeito Trump que faz o câmbio disparar e de toda a treta fiscal, ela foi posta meio que de escanteio. Não se perca, darling. Equipe econômica é toda essa galera do Haddad e da Tebet.

Comendo pelas beiradas

Imagem
Continua após a publicidade

Mas se Simone e Haddad ficaram de fora da festa, quem quer fazer parte do rega-bofe é o ministro das Minas e Energia, o Xandinho, também conhecido como Alexandre Silveira. Ele disse para O Globo que vai mandar para o Congresso um projeto de lei propondo que o governo use recursos públicos para bancar parte dos subsídios que hoje são pagos pelos consumidores na conta de luz. Que beleza! Mais gasto para compensar subsídio! Haddad e o mercadinho vão ficar felizes. Haja recurso público para reduzir conta de luz, isentar Imposto de Renda, segurar preços dos alimentos e todo o resto.

Sidônio que lute, parte II

Imagem
Imagem: Arte: TixaNews

E a treta do Pix voltou a assombrar o governo. O Banco Central decidiu que vai excluir as chaves Pix de quem estiver com situação irregular na Receita Federal. Tudo para combater as fraudes e dar mais segurança às transações. Veja bem, é uma medida do Banco Central, BRASEW.

Daí, o que os bolsonaristas fizeram? Correram para publicar nas redes que o governo mais uma vez estava tomando medidas para restringir o uso do Pix e prejudicar o trabalhador. Aff. Veja bem, a medida não veio do governo e não vai prejudicar ninguém, a não ser golpistas que usam o Pix para praticar crimes. Se liga, BRASEW.

Misoginia

Imagem
Continua após a publicidade

E o Bolsonaro que aparece num vídeo chamando as mulheres petistas de "feias" e "incomíveis"? Tixa do céu! Surpresa zero!

O vídeo (que você confere no @tixanews) foi gravado na casa da Family, em Angra dos Reis, durante o Carnaval e compartilhado pelo Renan, o Jair filho 04. No vídeo, o homem do "Deus, Pátria e Família" e seus seguidores soltaram gargalhadas depois que ele mandou a frase misógina:

"Você pode ver, não tem mulher bonita petista. Só tem feia. Às vezes acontece quando estou no aeroporto alguém me xinga. Mulher, né? Olho pra ela: 'Nossa. Incomível'."

Trumpices

Imagem

E Trump segue sendo Trump e escrevendo seu governo na base do lápis. Num dia diz que vai ser legal e aliviar as tarifas sobre o Canadá, no outro fala que a galera de lá está roubando e abusando nas tarifas contra os EUA e que vai para as cabeças.

Continua após a publicidade

Num dia baba ovo do Putin, no outro solta os cachorros, dizendo que vai meter umas sanções em cima da Rússia caso não role um cessar-fogo assinado com a Ucrânia. Tudo bem que o Putin também abusou e bombardeou fortemente a Ucrânia ontem à noite. Tixa, mas a Rússia já não está toda sancionada pelos EUA? Pois é, darling, Trump sendo Trump e escrevendo seu governo a lápis. Só pra ver quem vai dormir no barulho dele. Ah, e ele ainda disse que mandou cartinha para o Irã para negociar o rolê das armas nucleares! Aff!

Bora sextar, digo, dormir, BRASEW!

Imagem

Você já conhece a Tixa News?
Política contada de um jeito leve e divertido é aqui com a Tixa, darling. Todo dia, ou melhor, toda noite, o que acontece na política brasileira chega no seu canal preferido com o boletim #éNoiteNaCidade. Clique em LEIA MAIS e venha nos conhecer, darling!

Quem faz a Tixa: Josette Goulart, Marcelo Chello, Juliana Souza e Pedro Vedovato.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.