TixaNews

TixaNews

Opinião

Este jogo não está 1 x 1

Depois de carrinho por trás, pé nas costas, gol de mão, bola dividida com cotovelada, o jogo do IOF foi paralisado pelo juiz. Xandão apitou a falta geral, distribuiu cartão amarelo pros dois lados e mandou todo mundo pro vestiário respirar e depois sentar para conversar. Como é bonita essa história. Deve ser o Mundial de Clubes me afetando. Mas esse jogo do Congresso x Lula não está 1 x 1, BRASEW.

No vale-tudo que se instalou nos últimos dias, as redes sociais jogaram a favor de Lula com essa história que começou a emplacar do Congresso inimigo do povo. Então, de um lado, Huguito Motta, o chefe-mor da Câmara frigorífica, meio que demonstrou que gostou da ideia de sentar e conversar e botar água na fervura. Falou até que pode entrar negociação para reduzir verbas de emendas. Olha ele!

E soltou até um "vamos aprovar a isenção do Imposto de Renda". (Depois da hashtag Congresso inimigo do povo, parece que ficou meio difícil não aprovar isso daí, talkey? A Quaest diz que foi a primeira vez que o governo ganhou o embate nas redes sociais, segundo Flavia Oliveira, de O Globo.) Eis o que disse Huguito:

Se houve ataque, que seja na política, isso não me incomoda. Isso até nos fortalece, a sociedade entende o movimento do Congresso de fazer com que o brasileiro não pague mais impostos, o IOF afeta toda a cadeia. O presidente Lula sempre foi conhecido pela sua capacidade de diálogo, encontraremos uma saída. Mas esse discurso de que o Congresso é contra os mais pobres não é verdadeiro: aprovamos o crédito consignado e aprovaremos a isenção do Imposto de Renda a quem ganha até R$ 5 mil.

Já o governo quer emplacar que a decisão do Xandão foi empate. Mas o supremo juiz disse em sua decisão que precisa averiguar se o Lula, que tem prerrogativa de fazer decretos sem ser derrubado pelo Congresso, não usou o decreto do IOF só para arrecadar. Se foi isso, pode ganhar o cartão vermelho.

Aff, o Haddad já deixou claríssimo que o aumento do IOF é para arrecadar dinheiro e fechar as contas. Mas sei lá, ainda tem água para rolar. Tem a conciliação. Tem os outros ministros supremos que vão poder também se manifestar. No fim, parece que todo mundo decidiu tudo lá no Gilmarpalooza.

Para os perdidos: Xandão derrubou os decretos do Lula, mas também os decretos do Congresso nesta sexta-feira. E mandou eles sentarem para conversar no dia 15 de julho.

Êêêê, companheiro!

Imagem
Continua após a publicidade

E o Lula, hein? Vira e mexe age como um bobinho.

E essas aqui do Lula hoje sobre a Magda Chambriard, presidente da Petrobras:

Quem olha assim, à primeira vista, para a Magda, essa mulher frágil, que anda devagar, que fala manso — às vezes nem eu entendo — pensa que não tem condições de dirigir uma empresa da magnitude da Petrobras. E a surpresa é que a companheira Magda é extremamente competente.

E continuou:

Quem vê a Magda assim: 'ah, aquela presidente é bobinha, vamos acossar ela'. Está ferrado, está ferrado, porque não sabe a quantidade de inteligência tratada de veneno que tem na cabeça dessa mulher.

Mas hoje Lula também reclamou que a Petrobras anuncia desconto de gasolina que não chega no consumidor final:

Continua após a publicidade

É preciso fiscalizar para saber se os preços estão sendo justos ou se tem alguém tentando, mais uma vez, enganar o consumidor brasileiro. Se não, seremos tratados como bando de imbecis, porque decidimos uma coisa e ela não acontece na ponta.

Tá liberado

Imagem

E o Gilmar Mendes hoje autorizou todo mundo a chamar seu convescote de Gilmarpalooza. Ahhh, que bom que você é a favor da liberdade de expressão, ministro. E ele aproveitou para dizer à imprensa:

Ninguém vem aqui para fazer coisa errada.

Claro, claro.

Continua após a publicidade

Vou ali fazer nada errado também, BRASEW!

Imagem

Você já conhece a Tixa News?
Política contada de um jeito leve e divertido é aqui com a Tixa, darling. Todo dia, ou melhor, toda noite, o que acontece na política brasileira chega no seu canal preferido com o boletim #éNoiteNaCidade. Clique em LEIA MAIS e venha nos conhecer, darling! Ah, e também corre seguir a gente pelo @tixanews em todas as redes!

Quem faz a Tixa: Josette Goulart, Marcelo Chello, Juliana Souza e Pedro Vedovato.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.