Valmir Salaro

Valmir Salaro

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Histórico do Brasil indica que punição por Vinhedo pode nunca vir

Os responsáveis pelo acidente com o avião da companhia Voepass que matou 62 pessoas podem nunca ser identificados nem punidos, opinou o colunista Valmir Salaro, no UOL News desta segunda (12).

A aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) com 58 passageiros e quatro tripulantes, na última sexta. Ela despencou 13 mil pés (4.000 metros) em dois minutos e caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar, na cidade de Vinhedo (SP). Não houve sobreviventes.

Existem grupos estelionatários, vigaristas, que querem se aproveitar de um trágico acidente. Mas, também, existem profissionais: bombeiros, policiais civis, militares, legistas, peritos e policiais federais, do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), policiais que estão fazendo a investigação, além dos militares do Cenipa, que estão tentando esclarecer o mais rápido possível o motivo, a causa do acidente.

E a causa deve demorar algum tempo, mas pelo o que a gente tem acompanhado, acho que em um mês vamos ter pelo menos o começo do que pode ter levado a esse acidente tão grave. Em relação às investigações, e outros acidentes que já cobri, infelizmente, eu sou muito pessimista. Eu cobri os dois acidentes da TAM, o acidente da GOL com o Legacy e nenhuma pessoa, ninguém foi punido. Valmir Salaro, colunista do UOL

Salaro destacou que o drama das famílias durou muito tempo e dura até hoje — muitas não conseguiram nem a indenização a que tinham direito.

Mas um responsável criminal, apontando quem cometeu — se é que houve um crime também, ou foi realmente um acidente, uma negligência. É um conjunto de causas, como a gente ouve dizer no dia a dia de uma investigação como essa, com vários fatores que contribuíram para que o avião caísse de uma forma tão horrível.Valmir Salaro, colunista do UOL

Esses momentos agora são bem tristes. Infelizmente, pode ser que a gente nunca chegue a uma punição, se é que alguém deve ser punido num acidente como esse. Não sei, eu tenho muita dúvida. Valmir Salaro, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes