Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Professor deve trabalhar por amor? Não há registro de Alckmin falando isso

Imagem compartilhada no WhatsApp cita Geraldo Alckmin de forma enganosa - Reprodução/WhatsApp
Imagem compartilhada no WhatsApp cita Geraldo Alckmin de forma enganosa Imagem: Reprodução/WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

09/08/2018 19h15

A frase “Quem quiser dar aula, faça isso por gosto, e não pelo salário. Se quiser ganhar melhor, pede demissão e vá para o ensino privado” vem sendo atribuída a Geraldo Alckmin em sites e em redes sociais, mas não há qualquer registro de que o candidato do PSDB à Presidência da República a tenha proferido em algum momento.

Alckmin não é a primeira vítima desse boato. A frase foi originalmente atribuída ao então governador do Ceará Cid Gomes no final de agosto de 2011, quando o estado enfrentava uma greve dos professores.

Embora não se tenha encontrado um registro da frase original que teria sido dita por Cid Gomes, parte de uma entrevista sua, concedida em 2011, está gravada. Nela, ele cita professores, policiais, médicos e detentores de cargos eletivos e diz que a atividade pública deve ser exercida "por amor, não por dinheiro".

O caso ganhou repercussão, e outdoors foram colocados em Fortaleza, capital cearense, ironizando a declaração. Quando assumiu o Ministério de Educação em janeiro de 2015, o irmão do candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) negou a autoria da frase.

Nos últimos dias, uma imagem que atribui a declaração a Geraldo Alckmin ganhou força nas redes sociais e teve maior impulso no dia 23 de julho de 2018 após a página “São Paulo Querida” publicá-la.

Trata-se de um material enganoso, com falsidade conhecida.

Mais de 9,1 mil pessoas já compartilharam o post no Facebook. A imagem foi enviada ao WhatsApp [11-97795-0022] do projeto Comprova para ser checada.

O caso verificado por veículos integrantes do Comprova: “Poder360”, “O Povo”, “Gazeta Online”, “Folha de S.Paulo” e “Gazeta do Povo”, além do UOL.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.