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Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É mentira que Casas Bahia suspenderam vendas para eleitores de Ciro

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

04/09/2018 21h12

As mensagens que circulam nas redes sociais e no WhatsApp afirmando que as Casas Bahia não farão vendas a prazo para os eleitores de Ciro Gomes até o fim das eleições são uma sátira. Circula, inclusive, uma imagem com o logotipo da rede varejista simulando um comunicado oficial. A empresa afirma que o comunicado é falso.

As Casas Bahia pertencem à Via Varejo, terceira maior empresa varejista em operação no país. Em contato com o projeto Comprova, a rede informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “essa informação [sobre a suposta suspensão de vendas para eleitores do candidato do PDT a presidente] é falsa” e que o comunicado “não foi divulgado oficialmente pela empresa”.

Ciro Gomes tem prometido que, se eleito, o governo federal ajudará a tirar o nome de brasileiros da lista de devedores do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Os primeiros registros do boato identificados pelo Comprova começaram a circular na semana em que aconteceu o primeiro debate entre presidenciáveis deste ano, promovido pela Band na noite do dia 9 de agosto. No dia seguinte, o humorista José Simão postou em seu perfil no Twitter a simulação de comunicado da empresa em forma de brincadeira. Ele afirmou ao Comprova que recebeu o “meme” por e-mail de alguns leitores e ouvintes. Até esta terça-feira (4), o post recebeu 2,2 mil curtidas e 497 retweets.

Algumas pessoas acreditaram na imagem e enviaram para o perfil da loja na rede social, elogiando a iniciativa. A empresa, no entanto, desmentiu a informação. Numa troca de mensagens com outro usuário, a empresa afirmou que sabia que se tratava de uma brincadeira.

O programa de governo de Ciro Gomes registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lembra que “63 milhões de consumidores estavam inadimplentes no primeiro semestre de 2018, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito” e diz, de forma genérica, que o candidato pretende ajudar “esse imenso contingente de pessoas e famílias a reduzir seu atual endividamento”. No fim de agosto, o pedetista publicou no site de sua campanha o manual do programa batizado de “Nome Limpo”.

De acordo com o projeto, serão avaliadas as dívidas feitas até o último dia 20 de julho, data em que ele falou pela primeira vez sobre a intenção de renegociar as dívidas dos inadimplentes. Ciro promete reduzir juros e parcelar as dívidas.

As mensagens enganosas foram verificadas pelo UOL e pela revista “piauí”, além de outros integrantes do projeto Comprova: “Jornal do Commercio”, “O Povo” e “Gazeta Online”.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.