Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Arnaldo Jabor não escreveu texto de apoio a Bolsonaro

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

05/09/2018 14h25

Um texto compartilhado nas redes sociais em que o cineasta e comentarista Arnaldo Jabor declara voto em Jair Bolsonaro como única chance real "de derrotar a esquerda já no primeiro turno" é falso. O próprio Jabor nega a autoria.

A narrativa foi construída como se o autor perguntasse e ele mesmo respondesse. Em uma parte do texto, o autor pergunta: "Então por que vou votar no Bolsonaro?" E, na sequência, ele responde: "Porque o meu voto é contra a esquerda. Porque ele é a única opção que tenho! Ele é o único candidato que tem a chance real de derrotar a esquerda já no primeiro turno! Então o meu voto é dele desde o primeiro turno. Ele está na política tempo o suficiente e não se deixou corromper".

No último dia 2, em seu canal oficial no YouTube, Jabor desmentiu a autoria do texto: "Está circulando na internet um boato sórdido de que eu teria dito que votaria no Bolsonaro e no seu vice, Mourão. Isto é uma mentira, eu jamais faria isso...", declarou o cineasta.

O projeto Comprova verificou que a mensagem circula em publicações de usuários no Facebook desde os últimos dias de agosto, mas inicialmente sem fazer menção a Arnaldo Jabor. Versões do mesmo texto, no entanto, passaram a ser compartilhadas pelo menos desde o último dia 30 com assinatura e foto de Jabor. Também há registros do mesmo conteúdo falso no Twitter e em correntes do WhatsApp.

O “Boatos.Org” também desmentiu o suposto apoio de Arnaldo Jabor a Bolsonaro. Em agosto, o jornal “O Tempo” esclareceu outra farsa envolvendo o nome de Jabor, depois que uma falsa conta atribuída ao cineasta defendeu a candidatura de João Amoêdo (Novo) no Twitter.

Os textos enganosos foram verificados pela "NSC Comunicação", além do “SBT”, da “Band”, do UOL, do “Jornal do Commercio”, do “Nexo”, do “Poder360” e da rádio “GaúchaZH”, todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.