Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Pesquisa que aponta Bolsonaro com 45% é enganosa

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

13/09/2018 17h25

Não há evidências de que publicações das redes sociais que atribuem 45% ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) sejam resultado de uma pesquisa eleitoral confiável. Os posts que divulgam a pesquisa enganosa afirmam que o presidenciável estaria perto da vitória no primeiro turno. De acordo com a legislação eleitoral, enquetes do tipo não são válidas, pois não cumprem uma série de exigências, como a metodologia e o registro oficial.

Uma das versões da publicação diz que o levantamento foi feito pela "agência americana que previu com exatidão a vitória de Trump nos EUA". No entanto, não há evidências de que a Encuestas Digitales seja norte-americana nem de que previu a vitória eleitoral de Donald Trump.

As postagens incluem um gráfico em que nenhum dos outros candidatos alcança 10%. Ele tem origem no site Encuestas Digitales. O site diz que realiza pesquisas eleitorais com métodos modernos, diferente do que chama de "pesquisas tradicionais", e que analisa redes sociais e buscas na internet para determinar os índices dos candidatos, mas não divulga dados detalhados nem a metodologia utilizada.

O Encuestas Digitales alega que os números atribuídos a cada candidato não representam intenções de voto, como é o caso das principais pesquisas eleitorais. Diz apenas que os números retratam uma “projeção de vitória”, sem esclarecer o que isso significa.

Segundo o site, o serviço está baseado numa metodologia mais sofisticada e semelhante à do site de jornalismo de dados americano "FiveThirtyEight" sem, no entanto, deixar claro o que seria isto.

O IP Checker, serviço que verifica os dados dos endereços (URL) dos sites, mostra que o domínio “www.encuestasdigitales.com” foi criado no dia 30 de julho de 2018, com validade até 2019.

O site “Politz” publicou a pesquisa enganosa do Encuestas Digitales, afirmando que o tracking acertou previsões da vitória de Donald Trump e do Brexit. No entanto, o presidente americano foi eleito em 2016 e a saída britânica da União Europeia (Brexit) foi aprovada em referendo também em 2016. Ou seja, antes do registro do site.

A página do Encuestas Digitales tem erros básicos de espanhol, não informa quem são seus clientes nem apresenta um contato da suposta organização.

Até o dia 13 de setembro, ao menos três publicações com o gráfico da pesquisa tiveram grande repercussão em páginas no Facebook, com cerca de 23 mil compartilhamentos desde o último dia 10.

O material enganoso foi verificado pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, pelo “SBT” e pelo portal “Nexo”, além de outros veículos integrantes do projeto Comprova: UOL, revista “piauí”, "Jornal do Commercio" e “Gazeta Online”.

A agência "Pública" também constatou que a pesquisa é enganosa.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.