Vídeo traz história falsa de que papa Leão 14 elogiou Nikolas Ferreira

Vídeo que afirma que o papa Leão 14 citou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) no primeiro discurso após o conclave é um conteúdo de ficção. Não há registros de falas do pontífice sobre o parlamentar ou sobre o contexto político do Brasil. Na legenda da postagem original, o autor indica que as histórias publicadas são "totalmente fictícias e produzidas exclusivamente para fins de entretenimento"

Conteúdo investigado: Vídeo afirma que o papa Leão 14 citou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) no primeiro discurso dele como líder da Igreja Católica. Postagem narra momento da suposta citação e resposta do parlamentar nas redes sociais.

Onde foi publicado: YouTube.

Conclusão do Comprova: Vídeo que narra suposta citação do papa Leão 14 ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) é falso. Na descrição do conteúdo publicado no YouTube, o perfil afirma que as histórias são "totalmente fictícias e produzidas exclusivamente para fins de entretenimento".

"Qualquer semelhança com pessoas, eventos ou situações da vida real é puramente coincidência e não foi planejada. Essas histórias não têm a intenção de representar, sugerir ou fazer alusão a nenhuma ocorrência, indivíduo ou entidade existente", destaca o canal do YouTube. Embora a legenda indique que a história é fictícia, não há menção sobre isso no próprio vídeo e comentários na postagem indicam que alguns espectadores tomaram o conteúdo como verdadeiro.

O vídeo traz uma montagem com imagem do papa Leão 14 ao lado de uma foto de Nikolas. As imagens são acompanhadas de uma narração. Segundo a publicação, o novo pontífice fazia o primeiro pronunciamento após o conclave, em 8 de maio, quando declarou que Nikolas era "não apenas um político, mas um sinal de esperança, coragem e integridade" e que o parlamentar deveria ser o próximo presidente eleito pelos brasileiros em 2026. Conforme o vídeo, a menção teria repercutido globalmente e Nikolas teria feito um pronunciamento oficial nas redes sociais.

Não há qualquer registro de fala sobre Nikolas ou sobre a política no Brasil na fala inaugural ou nos discursos seguintes do papa Leão 14. No pronunciamento de 8 de maio, disponível na íntegra no site do Vatican News, o papa Leão 14 falou sobre o legado do antecessor, papa Francisco, e clamou pela paz.

Também não há publicações nas redes sociais do deputado federal sobre o novo líder da Igreja Católica.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Continua após a publicidade

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até 19 de maio, o vídeo no YouTube já tinha 517 mil visualizações.

Fontes que consultamos: O Comprova consultou as páginas oficiais do Vaticano e do papa Leão 14, bem como os perfis nas redes sociais de Nikolas Ferreira. Também buscamos por repercussão na imprensa nacional e internacional.

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: O Comprova já checou que supostas menções a Lula e Bolsonaro pelo papa Leão 14 foram criadas por inteligência artificial. Outras peças de desinformação sobre o novo pontífice circularam na internet. O Boatos.Org mostrou ser falso que Leão 14 tenha feito o "L", já a AFP Checamos mostrou que o bispo de Roma não ignorou bandeira LGBTQIA+ em encontro com fiéis.

Este conteúdo foi investigado por Correio Braziliense e O popular. A investigação foi verificada por UOL, Estadão e Folha. A checagem foi publicada no site do Projeto Comprova em 20 de maio de 2025

Comprova

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.