Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Suposta lista de convocados do Brasil que vazou em redes sociais é falsa

confere_tite_web - Arte/UOL
confere_tite_web Imagem: Arte/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/05/2018 12h16

Nessa terça-feira (8), vazou por meio de redes sociais uma suposta lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2018. O UOL Esporte apurou que a relação é falsa. Além disso, só de bater o olho no documento, é possível perceber que ele não foi confeccionado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Além dos erros de digitação e informação – o Real Madrid é tratado como Real Madri, e Roberto Firmino aparece como se jogasse no país "Liverpool" –, a lista é completamente diferente do padrão utilizado pela CBF há anos.

Convocação oficial da seleção brasileira para amistosos contra Rússia e Alemanha - Reprodução - Reprodução
Convocação oficial da seleção brasileira para amistosos contra Rússia e Alemanha
Imagem: Reprodução

Ao olhar uma convocação oficial, é possível notar que os jogadores são organizados por posição, e não por nome. Essa é uma das principais diferenças em relação à lista fake que circula nas redes sociais.

Outro elemento que ajuda a constatar o caráter falso da lista é a numeração, que não é definida pela CBF antes da convocação e costuma ser divulgada apenas às vésperas do jogo. Por fim, no pé, aparecem assinaturas sem discriminação.

Tite vai anunciar a lista de convocados da seleção brasileira nesta segunda-feira (14), em entrevista coletiva.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.